A pesquisa voltada para a área da educação surgiu da constância e evidência do fracasso escolar. Nesse a Psicopedagogia vem trazendo estratégias que enfoca a busca de soluções a longo prazo para as questões referentes à educação e ao fracasso escolar. Logo, perguntam-se quais as ações dos especialistas em psicopedagogia para solucionar as dificuldades de aprendizagem de seus alunos? Que conhecimento a Psicopedagogia oferece aos profissionais da educação para atuarem na prevenção e superação das dificuldades de aprendizagens de alunos em escolas de Ensino Fundamental na cidade de Parnaíba? O objetivo da pesquisa é conhecer as contribuições da Psicopedagogia para a prevenção e/ou superação das dificuldades de aprendizagens em escolas do Ensino Fundamental na cidade de Parnaíba. O modelo não experimental, tipo descritiva, com enfoque transversal que consiste na coleta de dados em um momento único. Participaram da pesquisa: psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos clínicos, diretores e coordenadores de escolas de ensino fundamental, professores de escolas públicas e privadas da cidade de Parnaíba com especialização em Psicopedagogia. A coleta de dados se deu no período de janeiro de 2009 a abril de 2010, utilizando entrevista e o questionário. Apesar do conhecimento das limitações próprias de registro e relato de experiências em cursos de formação, faz-se um apanhado das práticas pedagógicas, psicopedagógicos e interdisciplinares pospostas no curso de Psicopedagogia que refletiram na prática dos especialistas em Psicopedagogia nas escolas de Ensino Fundamental. Outra constatação foi referente aos problemas estruturais das escolas, principalmente a escola pública, é importante que seja pensada numa proposta de trabalho direcionada para o investimento na competência profissional dos educadores e estrutura física das escolas, por meio de políticas públicas e maior investimento público na educação para tornar a escola mais inclusiva, uma escola em que as dificuldades de aprendizagem sejam diminuídas ou amenizadas.