Esta pesquisa tem como objetivo analisar as imagens e as representações dos povos indígenas no livro didático de História utilizados pelos docentes atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental, mais especificamente 4º, 5º na rede pública. Para tanto, os livros escolhidos integram “História Ligamundo” escrito por Letícia Fagundes de Oliveira e Alexandre Alves. Esta obra foi organizada pela Editora Saraiva, com publicação em 2017. Esta coleção está voltada para o Ensino Fundamental dos anos iniciais. Dessa forma, a lei 11.645/008, obriga as escolas públicas e privadas da educação básica a incluir a história e cultura indígena no currículo escolar. Por isso, questiona-se se os povos indígenas são representados como agentes passivos ou sujeitos sociais ativos da história? Nesse sentido dialogamos com alguns autores que elencam uma abordagem sucinta referente aos indígenas nos livros didático, tais como: Borges (1999); Burke (2004); Cavalheiro e Costa (2012); Chartier (1985); Chagas e Nascimento (2014); Feitosa e Xavier (2010); Grupioni (1996); Guimarães (2008); Mariano (2006); Oliveira (2003); Oliveira (2017); Pinto (1992); Santos (2010); Santiago (2009); Soratto e Nascimento (2020), entre outros. Percebe-se que as representações dos povos indígenas apresentadas nos livros didáticos não foge aos estereótipos, reproduzindo e reforçando a imagem dos povos indígenas como sujeitos passivos, cordiais, entre outros. Afora isso, constata-se que o indígena aparece muitas vezes no passado, sobretudo, no período colonial da história do Brasil e quando aparece na contemporaneidade pouco caracterizam pela luta em defesa de uma vida melhor.