Considerando-se a diversidade cultural existente no país, definem-se como uma das principais razões do pouco interesse em conhecer e consequentemente preservar o patrimônio, se deve ao desconhecimento dos contextos históricos que deram origem as várias manifestações artísticas e culturais, responsáveis pela formação da identidade popular. E para tal o presente projeto objetiva estabelecer a implementação dos conteúdos, ferramentas e tecnologias da Educação Patrimonial que propiciem fruição estética, artística e cultural em uma perspectiva inclusiva. E como resultado, no presente trabalho estão previstos dois processos distintos e complementares (a Pesquisa bibliográfica e o Curso de Formação) que foram articulados pelo conjunto das atividades desenvolvidas no processo. No desenvolvimento de todas as distintas etapas, há uma interseção que se constitui pelo processo formativo operado pela dinâmica do ensino com a pesquisa, associados às epistemologias da Educação Patrimonial em conjunto com as atividades de extensão que aproximem o professor/pesquisador em formação continuada com a escola e com a comunidade. Como considerações finais o presente projeto buscou desenvolver no imaginário individual, com foco nas competências e habilidades educacionais, reflexões sobre a importância da manutenção da memória social, através do enfoque plural, apto a intensificar o diálogo entre os mesmos.