Com o passar dos tempos, muito tem se discutido quanto a educação ambiental dos indivíduos. Nesse contexto, escolas e instituições possuem papel fundamental no ato de promover atividades de extensão que busquem incentivar e conscientizar pessoas a como devem se comportar em relação ao meio ambiente. Neste sentido, objetivou-se por meio desse trabalho analisar a percepção dos discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, Campus Pau dos Ferros, quanto as ações desenvolvidas pelo projeto de extensão COLETARES. A pesquisa foi realizada durante os anos de 2020 e 2021. O projeto foi desenvolvido por meio da sensibilização de alunos de três Escolas Estaduais e uma Escola Municipal localizadas na região do Alto Oeste Potiguar, para que pudessem se tornar multiplicadores da coleta seletiva em suas instituições e cidades. A sensibilização aconteceu de forma online devido a pandemia da covid-19 e foi realizada por meio de palestras, reuniões e oficinas sobre coleta seletiva, reuso, reciclagem e compostagem dos resíduos sólidos para a implementação e fortalecimento da coleta de resíduos sólidos nessas escolas. Para avaliar a concepção dos discentes do IFRN quanto as ações do projeto COLETARES, foi aplicado um questionário por meio do Google Forms, alcançando 257 respondentes. Pode-se observar, partindo da perspectiva dos respondentes, a relevância que o COLETARES têm quanto a promover ações de educação ambiental nas escolas parceiras, tendo avaliação positiva como ótimo ou bom entre 92% dos respondentes que afirmaram ter conhecimento sobre ações do projeto. Além disso, o projeto promoveu uma maior atenção das pessoas a problemas ambientais atuais, na qual 96% afirmaram que ações de educação ambiental se tornaram frequentes no ambiente estudantil após a implementação do COLETARES. Com isso, pode-se concluir a importante relevância que projetos de extensão que visem promover educação ambiental na população têm.