Esse estudo tem como objetivo investigar a aplicabilidade educacional do Projeto Patrulha Maria da Penha - PMP em Mossoró-RN. Para isso, foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa exploratória, aplicando uma entrevista semiestruturada com dez mulheres vítimas de violência doméstica, moradoras da referida cidade e atendidas pelo projeto. Esse, está sendo desenvolvido pela Guarda Municipal. Os referidos agentes foram capacitados para a realização de um trabalho especializado em atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica. A base teórica está fundamentada em Brasil (2012), Piovesan (2012), Porto (2017), Soares (2005), Vasconcelos (2018) entre outros. A pesquisa possibilitou observar que a patrulha realiza um trabalho educativo informando e encaminhando às mulheres para os órgãos competentes para que esses, possam oferecer o apoio como atendimento psicológico, jurídico, social, entre outros. Além disso, a PMP estabelece um vínculo de confiança entre as vítimas atendidas e os agentes da patrulha, proporcionando-as uma sensação de confiança e empoderamento. Pode-se afirmar também que a PMP é um serviço de relevância para estas mulheres, aproximando-as da rede de acolhimento e atendimento e estimulando-as para a tomada de decisão e manutenção das suas escolhas. No entanto, vale destacar que ainda é preciso realizar muitas discussões sobre este tema e, principalmente, estimular a conscientização numa perspectiva educativa, não apenas para as vítimas, mas também para os agressores para que estes não reincidam no crime. Ações como a PMP é uma forma de buscar materializar a Lei Maria da Penha a qual, apesar de já ter tido avanços, ainda precisa ser trabalhada de forma mais objetiva através de políticas públicas.