Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO VIÉS DA COMPUTAÇÃO DESPLUGADO VIVENCIADAS NO PIBID IFBA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O propósito desse trabalho é apresentar os resultados decorrentes de um curso de extensão no âmbito do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID). Nesse sentido, relatamos a experiência que envolveu alunos do curso de Licenciatura em Computação de diferentes campi do Instituto Federal da Bahia (IFBA). O foco de seu desenvolvimento foi o estimulo ao Pensamento Computacional desses sujeitos com viés na Computação Desplugada. Suas bases teóricas foram pautadas em autores como Wing (2006), Bell (2011), Valente (2016), Brackmann (2017), dentre outros. Como parâmetro para o curso, foram propostos uma oficina e seminários via web desenvolvidos de forma síncrona a partir de ferramentas digitais como Google Meet e StreamYard, com momentos assíncronos mediados no Moodle. Portanto, o objetivo dessa proposta foi fomentar o conhecimento prático e teórico acerca do Pensamento Computacional utilizando a Computação Desplugada como estratégia didático e pedagógica, direcionadas especificamente para aplicação na Educação Básica. A abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa, caracterizando-se como um estudo exploratório, com aproximação de um estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram: diários de bordo, fóruns do Ambiente Virtual Moodle, questionários de avaliação de oficina, sequências didáticas e observação participante do professor pesquisador e mediador. A análise dos resultados revelou que os alunos das Licenciatura em Computação que atuam no PIBID do IFBA campus Jacobina, bem como, alunos de outros campi do IFBA que cursam a mesma licenciatura, sentem dificuldade de situar suas práticas formativas em Computação no contexto da Educação Básica, além disso, relataram que as práticas computacionais desplugadas planejadas podem ser bastante produtivas, mesmo num cenário onde a presencialidade desejada esteja ausente. Quanto à influência desta experiência para suas carreiras, os alunos descreveram como significativa e que favoreceram suas autonomias/seguranças para uso, criação ou adaptação de atividades envolvendo Pensamento Computacional na perspectiva desplugada.

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