A pandemia oriunda da COVID-19 é uma realidade mundial. Os impactos causados pelo vírus ocasionaram mudanças sociais e de comportamento de forma drástica em todos os seguimentos sociais, na educação não foi diferente. Fato esse que tem trazido grandes transtornos para uma parcela significante de professores e alunos em todo o mundo, especialmente nos espaços mais carentes da sociedade, aumentando ainda mais a desigualdade social entre estudantes e professores. Todavia, é importante discutir as reais condições de professores e alunos no processo ensino e aprendizagem diante da prática remota de educação; compreender o formato das atuais práticas docentes, e a aprendizagem dos alunos com o ensino remoto. De forma específica pesquisou refletir os desafios de professores e alunos no contexto do ensino remoto praticado nas instituições de ensino; além de discutir as práticas metodológicas e didáticas deste modelo. Nesta perspectiva busca-se o entendimento com este estudo, mesmo que de forma teórica, os desafios de alunos e professores nas práticas educativas em tempos de isolamento social. A tarefa maior da educação é uma adequação ao cenário existente diante de uma pandemia jamais vivida na história da humanidade. O estudo é de natureza qualitativa, descritiva e bibliográfica, com o qual apanhou-se artigos publicado entre os anos de 2020 e 2021. Com o estudo, foi possível concluir que o modelo remoto imposto para o momento atual de educação, ainda apresenta muitas deficiências em função do despreparo das instituições, especialmente nos aspectos tecnológicos e de condições humanas para oferecer uma educação minimamente de qualidade nas condições imposta pelo momento. Vale ressaltar que o modelo também aumenta a desigualdade de inclusão educacional, tendo em vista um imenso volume de alunos em todas as modalidades de ensino que não tem acesso as tecnologias, portanto prejudicados pela falta de acesso ao ensino remoto de qualidade.