Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

MUDANÇAS DE ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA: FUSÃO, VAPORIZAÇÃO, CONDENSAÇÃO, SOLIDIFICAÇÃO E SUBLIMAÇÃO, PARA DEFICIENTES VISUAIS.

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, DEFICIENTES VISUAIS, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
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E após a construção de todo o material com base nos princípios do Desenho Universal, realizou-se uma aplicação com alunas cegas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB para que as mesmas pudessem avaliar e fazer possíveis correções ao material confeccionado. E assim foi possível perceber que o material foi bem aceito e despertou um maior interesse por parte das discentes que já haviam estudado o conteúdo abordado, porém sem o material e assim concluímos que mesmo sendo materiais simples e fáceis de preparar podem produzir nos alunos um maior interesse nos conteúdos e por assim dizer na ciência em estudo.Quando falamos de química a experimentação está implícito à ciência citada, e esta experimentação trabalha o sentido da visão mais que qualquer outro. 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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Quando falamos de química a experimentação está implícito à ciência citada, e esta experimentação trabalha o sentido da visão mais que qualquer outro. O que facilita a aprendizagem por parte dos alunos, porém quando se inserido em uma mesma sala de aula alunos cegos e videntes (nome utilizado para aqueles que enxergam) como exige a LDB nº 9394/96, essa metodologia de ensino pode ser algo excludente, a partir do momento que não permite que esses alunos deficientes possam compreender de forma idêntica ou ao menos equivalente. Diante desta problemática, sentiu-se a necessidade de criar materiais didáticos que viabilizem o entendimento de conceitos químicos básicos, porém de suma importância para a área, como “mudança de estado físico da matéria”, assim como, “o estado de agregação das partículas” através de materiais de baixo custo e fácil acesso para futuras reproduções por parte de outrem. E após a construção de todo o material com base nos princípios do Desenho Universal, realizou-se uma aplicação com alunas cegas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB para que as mesmas pudessem avaliar e fazer possíveis correções ao material confeccionado. E assim foi possível perceber que o material foi bem aceito e despertou um maior interesse por parte das discentes que já haviam estudado o conteúdo abordado, porém sem o material e assim concluímos que mesmo sendo materiais simples e fáceis de preparar podem produzir nos alunos um maior interesse nos conteúdos e por assim dizer na ciência em estudo.

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