Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada na Escola Municipal Jessé Pinto Freire, localizada no município de Montanhas, Estado do Rio Grande do Norte, na turma do 4º Ano do Ensino Fundamental, tem como principal objetivo ampliar as reflexões sobre leitura, literatura e escola, revelando como a teoria literária pode contribuir para estreitar as inter-relações entre o texto o leitor. Para tal foram desenvolvidas uma pesquisa teórica bibliográfica sobre a temática em questão e a pesquisa de campo. O presente trabalho traz diversas informações sobre o importante papel da leitura para as crianças no processo de estímulo, pois a partir do momento em que ela lê, consequentemente escreverá bem, é o processo leitura/escrita. Através da análise dos dados coletados com entrevistas e questionários, percebeu-se: a) um número significativo de alunos da E.M.J.P.F., 157,01%, declarou gostar de ler; b) 66,66% declaram gostar de ler histórias em quadrinhos; c) uma porcentagem considerável afirma não visitar a biblioteca da escola. A dinâmica do processo educativo exige constantemente atualizações, questionamentos, ajustes, dentre outras considerações. Assim, para construir uma nova prática pedagógica, necessita-se estar diretamente ligado à concepção de mundo, de homem e de conhecimento que fundamentam as relações cotidianas.