Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DO HÁBITO DE LER

Palavra-chaves: LEITURA E ESCRITA, TEXTO LITERÁRIO, LEITOR Comunicação Oral (CO) PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8602
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 373
    "inscrito_id" => 3117
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DO HÁBITO DE LER"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada na Escola Municipal Jessé Pinto Freire, localizada no município de Montanhas, Estado do Rio Grande do Norte, na turma do 4º Ano do Ensino Fundamental, tem como principal objetivo ampliar as reflexões sobre leitura, literatura e escola, revelando como a teoria literária pode contribuir para estreitar as inter-relações entre o texto o leitor. Para tal foram desenvolvidas uma pesquisa teórica bibliográfica sobre a temática em questão e a pesquisa de campo. O presente trabalho traz diversas informações sobre o importante papel da leitura para as crianças no processo de estímulo, pois a partir do momento em que ela lê, consequentemente escreverá bem, é o processo leitura/escrita. Através da análise dos dados coletados com entrevistas e questionários, percebeu-se: a) um número significativo de alunos da E.M.J.P.F., 157,01%, declarou gostar de ler; b) 66,66% declaram gostar de ler histórias em quadrinhos; c) uma porcentagem considerável afirma não visitar a biblioteca da escola. A dinâmica do processo educativo exige constantemente atualizações, questionamentos, ajustes, dentre outras considerações. Assim, para construir uma nova prática pedagógica, necessita-se estar diretamente ligado à concepção de mundo, de homem e de conhecimento que fundamentam as relações cotidianas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS."
    "palavra_chave" => "LEITURA E ESCRITA, TEXTO LITERÁRIO, LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_01_11_2014_13_14_54_idinscrito_3117_0a6f75b84d3d61f5265b79fee374cfaf.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELVIRA BEZERRA PESSOA"
    "autor_nome_curto" => "ELVIRA"
    "autor_email" => "elvirabe@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8602
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 373
    "inscrito_id" => 3117
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DO HÁBITO DE LER"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada na Escola Municipal Jessé Pinto Freire, localizada no município de Montanhas, Estado do Rio Grande do Norte, na turma do 4º Ano do Ensino Fundamental, tem como principal objetivo ampliar as reflexões sobre leitura, literatura e escola, revelando como a teoria literária pode contribuir para estreitar as inter-relações entre o texto o leitor. Para tal foram desenvolvidas uma pesquisa teórica bibliográfica sobre a temática em questão e a pesquisa de campo. O presente trabalho traz diversas informações sobre o importante papel da leitura para as crianças no processo de estímulo, pois a partir do momento em que ela lê, consequentemente escreverá bem, é o processo leitura/escrita. Através da análise dos dados coletados com entrevistas e questionários, percebeu-se: a) um número significativo de alunos da E.M.J.P.F., 157,01%, declarou gostar de ler; b) 66,66% declaram gostar de ler histórias em quadrinhos; c) uma porcentagem considerável afirma não visitar a biblioteca da escola. A dinâmica do processo educativo exige constantemente atualizações, questionamentos, ajustes, dentre outras considerações. Assim, para construir uma nova prática pedagógica, necessita-se estar diretamente ligado à concepção de mundo, de homem e de conhecimento que fundamentam as relações cotidianas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS."
    "palavra_chave" => "LEITURA E ESCRITA, TEXTO LITERÁRIO, LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_01_11_2014_13_14_54_idinscrito_3117_0a6f75b84d3d61f5265b79fee374cfaf.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELVIRA BEZERRA PESSOA"
    "autor_nome_curto" => "ELVIRA"
    "autor_email" => "elvirabe@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada na Escola Municipal Jessé Pinto Freire, localizada no município de Montanhas, Estado do Rio Grande do Norte, na turma do 4º Ano do Ensino Fundamental, tem como principal objetivo ampliar as reflexões sobre leitura, literatura e escola, revelando como a teoria literária pode contribuir para estreitar as inter-relações entre o texto o leitor. Para tal foram desenvolvidas uma pesquisa teórica bibliográfica sobre a temática em questão e a pesquisa de campo. O presente trabalho traz diversas informações sobre o importante papel da leitura para as crianças no processo de estímulo, pois a partir do momento em que ela lê, consequentemente escreverá bem, é o processo leitura/escrita. Através da análise dos dados coletados com entrevistas e questionários, percebeu-se: a) um número significativo de alunos da E.M.J.P.F., 157,01%, declarou gostar de ler; b) 66,66% declaram gostar de ler histórias em quadrinhos; c) uma porcentagem considerável afirma não visitar a biblioteca da escola. A dinâmica do processo educativo exige constantemente atualizações, questionamentos, ajustes, dentre outras considerações. Assim, para construir uma nova prática pedagógica, necessita-se estar diretamente ligado à concepção de mundo, de homem e de conhecimento que fundamentam as relações cotidianas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.