DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA DO CAMPO NA AMAZÔNIA: PERSPECTIVAS A PARTIR DO MULTICULTURALISMO
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Optou-se por se realizar uma pesquisa Bibliográfica de cunho qualitativo, com base nos textos trabalhados durante a disciplina de Educação e Antropologia, da Linha de Pesquisa 1, do Curso de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Refletir sobre a Educação na Amazônia requer abranger o ambiente geográfico, social e humano dessa região, suas especificidades e os marcos históricos de lutas e conquistas, assim como entender todos os marcadores de exclusão e marginalização desse lugar. Os povos do Campo, das Águas, e das Florestas, precisam de uma educação que entenda sua diversidade cultural e humana, que dialogue com seus saberes, fazeres e experiências ao longo das suas trajetórias de vida. Portanto, a partir das tessituras construídas neste estudo, conclui-se que a diversidade cultural na escola do campo sob as perspectivas do multiculturalismo tem como propósito a superação dos preconceitos historicamente construídos em nossa sociedade, discorrendo sobre a importância do reconhecimento e valorização das diferentes culturas que se constituem no espaço escolar, fica evidente a necessidade de práticas pedagógicas que rompam com os moldes padronizadores de educação, inclusive no que tange a realidade Amazônica. A inclusão social é de fundamental importância para a construção de uma sociedade mais justa e democrática." 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