PEREIRA, Luciana Da Silva Ramos et al.. O mito de exu pela luz do samba-enredo. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/89337>. Acesso em: 23/12/2024 09:48
Este trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado, que está em andamento, e faz uma abordagem do ensino de mitologia africana, como fonte de letramentos para alunos do Ensino Médio, por meio da análise e interpretação da letra do samba-enredo da Acadêmicos do Grande Rio, do ano de 2022. A escola de samba sagrou-se campeã do Grupo Especial do carnaval carioca, desse mesmo ano, com um enredo intitulado “Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu”. A escolha do gênero samba-enredo se justifica pela carga cultural, pelo caráter épico e pelos valores identitários presentes na modalidade textual, além do fato de o gênero possuir origem na afrobrasilidade. Como referencial teórico para este estudo, são utilizadas as contribuições de Roxane Rojo (2009), para a ideia de múltiplos letramentos e sua pertinência no cenário socioeducacional contemporâneo; de Rildo Cosson (2006), no que se refere ao letramento literário; e de Reginaldo Prandi (2000), para tratar da mitologia dos orixás, com ênfase no mito de Exu, o orixá mensageiro, aquele que é o dono da comunicação. Pretende-se, nesta pesquisa, abranger, na Educação Básica, temas contemporâneos transversais presentes na BNCC, como a diversidade cultural e a educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.