FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO/EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO CONTEXTO DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89315 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2569 "inscrito_id" => 14232 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO/EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO CONTEXTO DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL" "resumo" => "A formação dos educadores que atuam no Atendimento Educacional especializado-AEE é considerada indispensável para o sucesso da política de educação inclusiva. Tais profissionais necessitam de uma formação consistente, específica e contínua de modo que estes consigam promover o desenvolvimento das habilidades e competências dos seus alunos. Partindo desse pressuposto, defende-se a seguinte tese: a oferta de formação continuada pode instaurar processos de estudos colaborativos e de aprendizagens do cotidiano inclusivo na possibilidade do favorecimento da inclusão dos educandos com Deficiência Intelectual - DI. Este estudo, pauta-se na oferta de uma formação continuada destinada aos educadores que atuam no AEE do interior do Rio Grande do Norte - RN, buscando auxiliá-los na construção de práticas inovadoras inclusivas. Assim, delineou-se a questão norteadora: como a formação continuada de professores pode contribuir para sua prática pedagógica no cotidiano do AEE para a inclusão de estudantes com DI? Almejando responder esta problemática, tem-se o objetivo Geral: analisar as contribuições, da formação continuada para educadores que atuam nas no AEE, para o favorecimento de práticas pedagógicas inclusivas junto ao educando com Deficiência Intelectual. No percurso metodológico, trabalhamos com aspectos qualitativos, descritivos e analíticos, sustentados em uma pesquisa colaborativa, organizada a partir da realização de encontros formativos virtuais, totalizando 80 horas de estudo, dividido em 10 módulos com atividades teórica/práticas síncronas e assíncronas, cujas temáticas foram discutidas e organizadas em colaboração com o Grupo de Estudo Aprendendo a Aprender – GEAA, composto por 22 educadores que lecionam na região do Seridó/RN. Os instrumentos utilizados foram: questionários, entrevista, cadernos de memória do GEAA e portifólios virtuais construídos pelos cursistas. Percebe-se inicialmente que os objetivos da pesquisa estão fortemente indicados para serem atingidos, pois o engajamento, a colaboração, a participação e principalmente o desejo de modificar e ampliar as práticas pedagógicas inclusivas encontram-se expressas nas falas dos participantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14232_TB2569_11082022093223.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONIA AZEVEDO DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "SONIA" "autor_email" => "soniamedeirosjs@hotmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89315 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2569 "inscrito_id" => 14232 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO/EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NO CONTEXTO DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL" "resumo" => "A formação dos educadores que atuam no Atendimento Educacional especializado-AEE é considerada indispensável para o sucesso da política de educação inclusiva. Tais profissionais necessitam de uma formação consistente, específica e contínua de modo que estes consigam promover o desenvolvimento das habilidades e competências dos seus alunos. Partindo desse pressuposto, defende-se a seguinte tese: a oferta de formação continuada pode instaurar processos de estudos colaborativos e de aprendizagens do cotidiano inclusivo na possibilidade do favorecimento da inclusão dos educandos com Deficiência Intelectual - DI. Este estudo, pauta-se na oferta de uma formação continuada destinada aos educadores que atuam no AEE do interior do Rio Grande do Norte - RN, buscando auxiliá-los na construção de práticas inovadoras inclusivas. Assim, delineou-se a questão norteadora: como a formação continuada de professores pode contribuir para sua prática pedagógica no cotidiano do AEE para a inclusão de estudantes com DI? Almejando responder esta problemática, tem-se o objetivo Geral: analisar as contribuições, da formação continuada para educadores que atuam nas no AEE, para o favorecimento de práticas pedagógicas inclusivas junto ao educando com Deficiência Intelectual. No percurso metodológico, trabalhamos com aspectos qualitativos, descritivos e analíticos, sustentados em uma pesquisa colaborativa, organizada a partir da realização de encontros formativos virtuais, totalizando 80 horas de estudo, dividido em 10 módulos com atividades teórica/práticas síncronas e assíncronas, cujas temáticas foram discutidas e organizadas em colaboração com o Grupo de Estudo Aprendendo a Aprender – GEAA, composto por 22 educadores que lecionam na região do Seridó/RN. Os instrumentos utilizados foram: questionários, entrevista, cadernos de memória do GEAA e portifólios virtuais construídos pelos cursistas. Percebe-se inicialmente que os objetivos da pesquisa estão fortemente indicados para serem atingidos, pois o engajamento, a colaboração, a participação e principalmente o desejo de modificar e ampliar as práticas pedagógicas inclusivas encontram-se expressas nas falas dos participantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14232_TB2569_11082022093223.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONIA AZEVEDO DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "SONIA" "autor_email" => "soniamedeirosjs@hotmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }