Nas últimas décadas, a utilização de tecnologias da informação e comunicação no cotidiano se tornou mais frequente e, consequentemente, passamos a viver em uma era onde as mídias já se tornaram parte fundamental nos nossos modos de vida. No âmbito escolar, em contrapartida, por mais que as TDICs tenham vasta potencialidade tanto para a formação docente quanto para a prática em sala de aula, suas utilizações ainda são tímidas se comparadas às mídias tradicionais de ensino, tais como os livros didáticos. Apesar disso, teóricos como Bellone (2009) e Bévort (2008) defendem que o uso e a integração das TDICs nas escolas podem trazer inúmeros benefícios a estudantes e docentes, especialmente, no que concerne à construção de competências para saber compreender a informação, ter o distanciamento necessário à análise crítica, utilizar e produzir informações e todo tipo de mensagens. Nesse sentido, essa pesquisa objetiva debater sobre a relevância do uso das TDICs na formação inicial e continuada de docentes e de como, na atualidade, influenciam no processo de aprendizagem dos alunos, em particular, dos estudantes do curso de Licenciatura em Química do IFRN - Campus Apodi. A pesquisa se desenvolveu motivada pelas aulas da disciplina de Mídias Educacionais, onde a pauta dessa temática foi levantada e dialogada. A partir dos estudos, relatos e debates em sala de aula, estruturou-se um estudo bibliográfico e a realização de um seminário acadêmico sobre as diferentes mídias educacionais e seus potenciais pedagógicos resultando na confecção de linha do tempo e na produção de atividades práticas utilizando as mídias educacionais no ensino de ciências naturais e da química. O impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação na sociedade contribui para a difusão e democratização do conhecimento e como ferramentas pedagógicas podem deixar as aulas mais atrativas, despertando interesse, criatividade e criticidade do estudante.