O objetivo desse trabalho é investigar as dificuldades enfrentadas por docentes no processo de alfabetização de jovens e adultos (EJA), para formação autônoma e projetos de vida; através de questionário virtual. Tem como objeto de estudo as práticas pedagógicas. O problema envolve o questionamento: Por que os docentes têm dificuldades na alfabetização de jovens e adultos? Tem como público alvo docentes da educação de jovens e adultos (EJA), de uma escola da rede municipal de Campos dos Goytacazes/RJ/Brasil. Segundo Braga e Mazzeu (2017) o Programa Brasil Alfabetizado em 2005, foi uma política pública que tinha como objetivo aniquilar o analfabetismo no país, mas os resultados foram tímidos, pois, não teve mudanças significativas no quadro geral de analfabetos. Portanto, a pesquisa dessa temática é de grande importância para a sociedade. A metodologia está caracterizada como bibliográfica, tendo em vista que utiliza fontes teóricas, qualitativa por se apropriar da subjetividade dos autores, quantitativa por fazer uso de instrumento de coleta de dados com a aplicação de questionário virtual com perguntas objetivas gerando dados numéricos e exploratória por aproximar o fenômeno “alfabetização na EJA” da comunidade científica. Os autores utilizados foram: Freire (1996), Paro (1993), dentre outros.