A presente pesquisa possui como objetivo central compreender o conceito de educação inclusiva e explanar experiências vivenciadas ao longo de meses na posição de estágio na docência, como auxiliar de alunos com deficiência em uma escola pública do município de Natal/RN. Ao longo dos anos, houve uma difusão quanto ao acesso a informação e a criação de políticas públicas em relação a pessoas com deficiência, consequentemente, atingindo os estudantes do contexto de ensino básico no município. Todavia, com a vivência no âmbito escolar, foi observado como a prática pedagógica é falha e limitada com os alunos, até então denominados de “especiais”. Nesse sentido, o estudo adentra, bibliograficamente e com relatos, em reflexões ao identificar e problematizar métodos e condutas que tornam o dia a dia dos estudantes supracitados um desafio. A metodologia aplicada para a construção deste trabalho está pautada em pesquisas bibliográficas que possam a vir contribuir para ponderações sobre a real aplicação da educação inclusiva nas escolas, além do embasamento empírico da experiência na função de auxiliar de alunos com deficiência no município de Natal/RN, concluindo com o resultado sendo um relato de experiência que envolve como a educação pública e inclusiva podem ser portadoras de ações benéficas ao país.