A reivindicação por um ensino pautado em temas transversais não é nova nas diretrizes da educação brasileira. Recomendado pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e detalhado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), tornou-se obrigatório com a promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste ínterim, a criação dos Institutos Federais com uma abordagem curricular firmada sob a verticalização e transversalidade (PACHECO, 2011) se propõe a uma educação profissional mais completa. Esta pesquisa buscou analisar os aspectos da transversalidade sistematizados a partir de referenciais educacionais brasileiros e literatura recente acerca da abordagem transversal em relação ao ensino de Língua Portuguesa ofertado a estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Nova Andradina. De abordagem metodológica qualitativa, utilizou-se do plano de ensino da disciplina como principal instrumento de geração de dados que, analisado sob os princípios da Análise Textual Discursiva, indicou foco nos três aspectos da abordagem transversal: 1) interação com a sociedade; 2) realidade local e; 3) contexto global. Concluiu-se que o ensino ofertado na disciplina atende aos pressupostos de uma abordagem transversal, constituindo-se como uma proposta pedagógica convergente com as demandas educacionais do século XXI.