TRANSVERSALIDADE COMO ABORDAGEM PEDAGÓGICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88361 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 940 "inscrito_id" => 11241 "titulo" => "TRANSVERSALIDADE COMO ABORDAGEM PEDAGÓGICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO." "resumo" => "A reivindicação por um ensino pautado em temas transversais não é nova nas diretrizes da educação brasileira. Recomendado pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e detalhado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), tornou-se obrigatório com a promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste ínterim, a criação dos Institutos Federais com uma abordagem curricular firmada sob a verticalização e transversalidade (PACHECO, 2011) se propõe a uma educação profissional mais completa. Esta pesquisa buscou analisar os aspectos da transversalidade sistematizados a partir de referenciais educacionais brasileiros e literatura recente acerca da abordagem transversal em relação ao ensino de Língua Portuguesa ofertado a estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Nova Andradina. De abordagem metodológica qualitativa, utilizou-se do plano de ensino da disciplina como principal instrumento de geração de dados que, analisado sob os princípios da Análise Textual Discursiva, indicou foco nos três aspectos da abordagem transversal: 1) interação com a sociedade; 2) realidade local e; 3) contexto global. Concluiu-se que o ensino ofertado na disciplina atende aos pressupostos de uma abordagem transversal, constituindo-se como uma proposta pedagógica convergente com as demandas educacionais do século XXI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11241_TB940_22092022115353.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AZENAIDE ABREU SOARES VIEIRA" "autor_nome_curto" => "AZENAIDE VIEIRA" "autor_email" => "azenaide.vieira@ifms.edu." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88361 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 940 "inscrito_id" => 11241 "titulo" => "TRANSVERSALIDADE COMO ABORDAGEM PEDAGÓGICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO." "resumo" => "A reivindicação por um ensino pautado em temas transversais não é nova nas diretrizes da educação brasileira. Recomendado pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e detalhado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), tornou-se obrigatório com a promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste ínterim, a criação dos Institutos Federais com uma abordagem curricular firmada sob a verticalização e transversalidade (PACHECO, 2011) se propõe a uma educação profissional mais completa. Esta pesquisa buscou analisar os aspectos da transversalidade sistematizados a partir de referenciais educacionais brasileiros e literatura recente acerca da abordagem transversal em relação ao ensino de Língua Portuguesa ofertado a estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Nova Andradina. De abordagem metodológica qualitativa, utilizou-se do plano de ensino da disciplina como principal instrumento de geração de dados que, analisado sob os princípios da Análise Textual Discursiva, indicou foco nos três aspectos da abordagem transversal: 1) interação com a sociedade; 2) realidade local e; 3) contexto global. Concluiu-se que o ensino ofertado na disciplina atende aos pressupostos de uma abordagem transversal, constituindo-se como uma proposta pedagógica convergente com as demandas educacionais do século XXI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11241_TB940_22092022115353.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AZENAIDE ABREU SOARES VIEIRA" "autor_nome_curto" => "AZENAIDE VIEIRA" "autor_email" => "azenaide.vieira@ifms.edu." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }