DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89095 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2275 "inscrito_id" => 14517 "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A criação de universidades na década de 1930 colaborou para a estruturação científica da Geomorfologia no Brasil, pois desde os primeiros cursos de Geografia, a Geomorfologia encontra-se presente na formação de professores. A USP (Universidade de São Paulo) possui grande destaque na formação dos primeiros Geomorfólogos. Autores como Aziz Ab’Saber e João Dias Silveira sofreram forte influência da escola Francesa de Geografia. Na década de 1950 se iniciou um uso tímido de fotografias aéreas para o estudo da Geomorfologia e em 1960 foi consolidado o paradigma climático na Geomorfologia Brasileira. (FLORENZANO, 2008). É possível atestar que a Geomorfologia é uma ciência recente e vem produzindo amplos debates, principalmente sobre os seus ensinos-aprendizagem. Torna-se necessário formular novas metodologias para seu ensino, ou seja, possibilidades que facilitem a compreensão dos alunos nos conteúdos voltados a Geomorfologia. A Geografia no Ensino Fundamental II aparece no conjunto de ciências humanas e possui recortes específicos em Geografia Física e Geografia Humana. No entanto, aspectos da Geografia Física são contemplados de forma geral, como é o caso do ensino da Climatologia, Geomorfologia, Hidrografia e Pedologia de forma integrada nos livros didáticos. Para a BNCC (2018), a generalização do ensino de Geografia Física trata-se de compreender o conceito de natureza e a interação entre sociedade e natureza. Todavia, generalizar a Geografia Física no ensino básico contribui para a carência no ensino quando se trata de Geomorfologia, visto que, o livro didático é a base para que o professor possa ministrar suas aulas e os que foram analisados não apresentam clareza e demonstram superficialidade. É nesse sentido que o presente trabalho pretende contribuir, tanto para expor as dificuldades de se ensinar Geomorfologia, quanto para buscar possibilidades de um ensino mais interativo para alunos e professores, através do levantamento bibliográfico e desenvolvimento de ferramentas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14517_TB2275_28072022000729.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON PEREIRA DUARTE PINTO" "autor_nome_curto" => "Jeferson Duarte" "autor_email" => "jefersongeo2017.1@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89095 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2275 "inscrito_id" => 14517 "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOMORFOLOGIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A criação de universidades na década de 1930 colaborou para a estruturação científica da Geomorfologia no Brasil, pois desde os primeiros cursos de Geografia, a Geomorfologia encontra-se presente na formação de professores. A USP (Universidade de São Paulo) possui grande destaque na formação dos primeiros Geomorfólogos. Autores como Aziz Ab’Saber e João Dias Silveira sofreram forte influência da escola Francesa de Geografia. Na década de 1950 se iniciou um uso tímido de fotografias aéreas para o estudo da Geomorfologia e em 1960 foi consolidado o paradigma climático na Geomorfologia Brasileira. (FLORENZANO, 2008). É possível atestar que a Geomorfologia é uma ciência recente e vem produzindo amplos debates, principalmente sobre os seus ensinos-aprendizagem. Torna-se necessário formular novas metodologias para seu ensino, ou seja, possibilidades que facilitem a compreensão dos alunos nos conteúdos voltados a Geomorfologia. A Geografia no Ensino Fundamental II aparece no conjunto de ciências humanas e possui recortes específicos em Geografia Física e Geografia Humana. No entanto, aspectos da Geografia Física são contemplados de forma geral, como é o caso do ensino da Climatologia, Geomorfologia, Hidrografia e Pedologia de forma integrada nos livros didáticos. Para a BNCC (2018), a generalização do ensino de Geografia Física trata-se de compreender o conceito de natureza e a interação entre sociedade e natureza. Todavia, generalizar a Geografia Física no ensino básico contribui para a carência no ensino quando se trata de Geomorfologia, visto que, o livro didático é a base para que o professor possa ministrar suas aulas e os que foram analisados não apresentam clareza e demonstram superficialidade. É nesse sentido que o presente trabalho pretende contribuir, tanto para expor as dificuldades de se ensinar Geomorfologia, quanto para buscar possibilidades de um ensino mais interativo para alunos e professores, através do levantamento bibliográfico e desenvolvimento de ferramentas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14517_TB2275_28072022000729.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON PEREIRA DUARTE PINTO" "autor_nome_curto" => "Jeferson Duarte" "autor_email" => "jefersongeo2017.1@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }