A Monitoria é uma modalidade de atividade extracurricular que objetiva despertar o interesse pela docência e pela pesquisa, através de atividades ligadas ao ensino. Constitui-se em uma forma integrada de construção dos conhecimentos. O período de pandemia não permitia uma monitoria presencial assim foi necessário criar estratégias para desempenhar a monitoria remotamente. Este trabalho tem o objetivo de refletir quais estratégias foram eficientes em promover a participação do aluno na monitoria comparando os relatórios e frequências de dois anos de monitoria presencial (2018 - 2019) e dois anos de monitoria remota (2020-2021). Os relatórios e frequências foram da disciplina biologia para o ensino médio integrado ao técnico. Entre as estratégias utilizadas se destaca o encaminhamento pelo professor da disciplina, percebeu-se que a maior parte dos alunos com dificuldade na disciplina não procuravam a monitoria se não fossem encaminhados pelo professor. Chamou a atenção um padrão de alunos com bom desempenho que buscavam orientação do monitor que era colega de classe ou amigo de um colega, esse padrão aconteceu nas duas modalidades. Na monitoria presencial predominou aulas para tirar dúvidas e resolução de exercícios. Na monitoria remota atendimentos via aplicativo de mensagens foi o mais comum, foi disponibilizado também encontros via Google meet, vídeos e quizes entretanto apesar de uma boa frequência em 2020 no ano seguinte a frequência diminuiu muito chegando alguns meses sem nenhum aluno. A frequência foi notadamente maior nas épocas de provas e recuperações e menor no início dos bimestres, especialmente na monitoria remota, essa diferença apesar de existir na monitoria presencial não foi tão acentuada. Concluímos que por se tratarem de adolescentes e ser o primeiro contato destes com um monitor disponível ainda são muito dependentes do professor da disciplina orientar a procura pela monitoria.