Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/PIBIC da Universidade Estadual do Maranhão, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão/FAPEMA. Esta pesquisa pretendeu investigar nas crônicas escritas pelo escritor maranhense Viriato Corrêa, características da instrução pública no estado do Maranhão nas primeiras décadas republicanas pelas histórias narradas em sua obra literária infantojuvenil intitulada Cazuza. Os objetivos voltaram-se para identificar a forma da organização escolar maranhense para a instrução primária tanto na zona rural como na zona urbana, distinguindo o pensamento pedagógico de ensino predominante na época. O percurso metodológico escolhido para esta pesquisa bibliográfica e documental foi a técnica de análise de conteúdo onde, por meio de tabulação e análise dos dados coletados após leitura minuciosa da obra, obteve-se eficaz análise relacional e a intepretação de informações das crônicas, correlacionando-as com documentos oficiais publicados no Estado do Maranhão na aurora do período republicano.