EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA O CONTEÚDO DE MODELOS ATÔMICOS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89972 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3344 "inscrito_id" => 15497 "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA O CONTEÚDO DE MODELOS ATÔMICOS" "resumo" => "O emprego de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem tem sido bastante discutido nos últimos anos, demonstrando bastante relevância quando trabalhadas em sala de aula, sendo consideradas como aliadas no desempenho dos estudantes e na aquisição dos conteúdos abordados em sala. Em particular, o ensino de Química, a qual é uma área vista como uma ciência impalpável na concepção dos estudantes, quando não trabalhada associada ao cotidiano desses sujeitos, eleva o grau de dificuldade dos alunos em relação ao conteúdo abordado. Nesse contexto, trazer a química para o cotidiano dos alunos, por meio de práticas experimentais, contribui efetivamente na consolidação dos conhecimentos bem como no seu desenvolvimento cognitivo. Além disso, o uso de materiais alternativos complementa e auxilia na execução dessas práticas, em instituições onde não disponibilizam equipamentos adequados devido às próprias condições estruturais. Com isso, este trabalho tem como objetivo proporcionar aos alunos de 9° ano da Educação Básica o ensino do conteúdo de Modelos Atômicos através da experimentação utilizando materiais alternativos. A pesquisa realizada foi do tipo participativa descritiva exploratória a partir de uma aula expositiva e dialogada sobre o conteúdo abordado, seguido da execução da prática associada a teoria retratada e da aplicação de um questionário pós-prática. Assim, a partir da análise dos dados coletados através do questionário aplicado, pode-se inferir que a estratégia metodológica utilizada promoveu um entendimento efetivo sobre o conteúdo trabalhado, logo, os alunos demonstraram um interesse maior pela temática e conseguiram associar teoria e prática a situações do cotidiano. Portanto, o emprego de métodos que estimulem o interesse dos estudantes pela aula, é imprescindível para um bom desempenho deles durante toda a disciplina, de forma que, através de metodologia desse tipo, torne a aula mais dinâmica e atrativa, incentivando assim, o interesse dos discentes pelo conteúdo e pela disciplina de Química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15497_TB3344_30112022133212.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA PEREIRA DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "SABRINA" "autor_email" => "sabrinaqueiroz368@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89972 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3344 "inscrito_id" => 15497 "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA O CONTEÚDO DE MODELOS ATÔMICOS" "resumo" => "O emprego de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem tem sido bastante discutido nos últimos anos, demonstrando bastante relevância quando trabalhadas em sala de aula, sendo consideradas como aliadas no desempenho dos estudantes e na aquisição dos conteúdos abordados em sala. Em particular, o ensino de Química, a qual é uma área vista como uma ciência impalpável na concepção dos estudantes, quando não trabalhada associada ao cotidiano desses sujeitos, eleva o grau de dificuldade dos alunos em relação ao conteúdo abordado. Nesse contexto, trazer a química para o cotidiano dos alunos, por meio de práticas experimentais, contribui efetivamente na consolidação dos conhecimentos bem como no seu desenvolvimento cognitivo. Além disso, o uso de materiais alternativos complementa e auxilia na execução dessas práticas, em instituições onde não disponibilizam equipamentos adequados devido às próprias condições estruturais. Com isso, este trabalho tem como objetivo proporcionar aos alunos de 9° ano da Educação Básica o ensino do conteúdo de Modelos Atômicos através da experimentação utilizando materiais alternativos. A pesquisa realizada foi do tipo participativa descritiva exploratória a partir de uma aula expositiva e dialogada sobre o conteúdo abordado, seguido da execução da prática associada a teoria retratada e da aplicação de um questionário pós-prática. Assim, a partir da análise dos dados coletados através do questionário aplicado, pode-se inferir que a estratégia metodológica utilizada promoveu um entendimento efetivo sobre o conteúdo trabalhado, logo, os alunos demonstraram um interesse maior pela temática e conseguiram associar teoria e prática a situações do cotidiano. Portanto, o emprego de métodos que estimulem o interesse dos estudantes pela aula, é imprescindível para um bom desempenho deles durante toda a disciplina, de forma que, através de metodologia desse tipo, torne a aula mais dinâmica e atrativa, incentivando assim, o interesse dos discentes pelo conteúdo e pela disciplina de Química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15497_TB3344_30112022133212.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA PEREIRA DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "SABRINA" "autor_email" => "sabrinaqueiroz368@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }