Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA O CONTEÚDO DE MODELOS ATÔMICOS

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O emprego de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem tem sido bastante discutido nos últimos anos, demonstrando bastante relevância quando trabalhadas em sala de aula, sendo consideradas como aliadas no desempenho dos estudantes e na aquisição dos conteúdos abordados em sala. Em particular, o ensino de Química, a qual é uma área vista como uma ciência impalpável na concepção dos estudantes, quando não trabalhada associada ao cotidiano desses sujeitos, eleva o grau de dificuldade dos alunos em relação ao conteúdo abordado. Nesse contexto, trazer a química para o cotidiano dos alunos, por meio de práticas experimentais, contribui efetivamente na consolidação dos conhecimentos bem como no seu desenvolvimento cognitivo. Além disso, o uso de materiais alternativos complementa e auxilia na execução dessas práticas, em instituições onde não disponibilizam equipamentos adequados devido às próprias condições estruturais. Com isso, este trabalho tem como objetivo proporcionar aos alunos de 9° ano da Educação Básica o ensino do conteúdo de Modelos Atômicos através da experimentação utilizando materiais alternativos. A pesquisa realizada foi do tipo participativa descritiva exploratória a partir de uma aula expositiva e dialogada sobre o conteúdo abordado, seguido da execução da prática associada a teoria retratada e da aplicação de um questionário pós-prática. Assim, a partir da análise dos dados coletados através do questionário aplicado, pode-se inferir que a estratégia metodológica utilizada promoveu um entendimento efetivo sobre o conteúdo trabalhado, logo, os alunos demonstraram um interesse maior pela temática e conseguiram associar teoria e prática a situações do cotidiano. Portanto, o emprego de métodos que estimulem o interesse dos estudantes pela aula, é imprescindível para um bom desempenho deles durante toda a disciplina, de forma que, através de metodologia desse tipo, torne a aula mais dinâmica e atrativa, incentivando assim, o interesse dos discentes pelo conteúdo e pela disciplina de Química.

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