Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPACTO DA PANDEMIA NO NÍVEL DE CONHECIMENTO E INTERESSE SOBRE CIÊNCIA EM ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88971
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2101
    "inscrito_id" => 11437
    "titulo" => "IMPACTO DA PANDEMIA NO NÍVEL DE CONHECIMENTO E INTERESSE SOBRE CIÊNCIA EM ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Considerando as possíveis consequências que a pandemia do COVID-19 ocasionou no sistema educacional, o presente trabalho constitui-se de uma análise descritiva sobre o impacto da pandemia no nível de conhecimento e interesse sobre ciência em estudantes do primeiro ano do ensino médio. Para a coleta de dados foi realizado um questionário com 60 estudantes do ensino médio, sendo 30 de uma Escola Estadual de Pendências e 30 de diferentes escolas da rede estadual de ensino de Natal. As perguntas aplicadas foram todas discursivas considerando os seguintes pontos: Natureza da ciência, impacto da ciência na sociedade, impacto da sociedade na ciência e o conhecimento do conteúdo da ciência. Para saber o nível de interesse, foi solicitado que os participantes indicassem o grau de interesse que tinham em assuntos relacionados à ciência, em uma grade de 1 (pouco) a 10 (muito). Dentre os resultados obtidos, observou-se que quando questionados sobre natureza da ciência 75% relacionaram com meio ambiente, 40% afirmaram que a ciência não sofre impacto da sociedade, enquanto que todos afirmaram que a ciência tem um impacto positivo na sociedade, sobre o conhecimento do conteúdo da ciência pouquíssimos alunos conseguiram responder de maneira coerente com a pergunta, no entanto 65% mostram interesse acima de 6 para assuntos relacionados à ciência. Os resultados obtidos mostram que uma pequena quantidade de alunos entendem e têm conhecimento sobre ciência, embora tenham interesse no assunto. Desta forma podemos concluir a importância de aprimorar sequências didáticas que visem contribuir e reforçar a alfabetização científica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID11437_TB2101_27072022040240.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALESKA RODRIGUES MORAIS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALESKA"
    "autor_email" => "mvaleskarodrigues@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88971
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2101
    "inscrito_id" => 11437
    "titulo" => "IMPACTO DA PANDEMIA NO NÍVEL DE CONHECIMENTO E INTERESSE SOBRE CIÊNCIA EM ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Considerando as possíveis consequências que a pandemia do COVID-19 ocasionou no sistema educacional, o presente trabalho constitui-se de uma análise descritiva sobre o impacto da pandemia no nível de conhecimento e interesse sobre ciência em estudantes do primeiro ano do ensino médio. Para a coleta de dados foi realizado um questionário com 60 estudantes do ensino médio, sendo 30 de uma Escola Estadual de Pendências e 30 de diferentes escolas da rede estadual de ensino de Natal. As perguntas aplicadas foram todas discursivas considerando os seguintes pontos: Natureza da ciência, impacto da ciência na sociedade, impacto da sociedade na ciência e o conhecimento do conteúdo da ciência. Para saber o nível de interesse, foi solicitado que os participantes indicassem o grau de interesse que tinham em assuntos relacionados à ciência, em uma grade de 1 (pouco) a 10 (muito). Dentre os resultados obtidos, observou-se que quando questionados sobre natureza da ciência 75% relacionaram com meio ambiente, 40% afirmaram que a ciência não sofre impacto da sociedade, enquanto que todos afirmaram que a ciência tem um impacto positivo na sociedade, sobre o conhecimento do conteúdo da ciência pouquíssimos alunos conseguiram responder de maneira coerente com a pergunta, no entanto 65% mostram interesse acima de 6 para assuntos relacionados à ciência. Os resultados obtidos mostram que uma pequena quantidade de alunos entendem e têm conhecimento sobre ciência, embora tenham interesse no assunto. Desta forma podemos concluir a importância de aprimorar sequências didáticas que visem contribuir e reforçar a alfabetização científica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID11437_TB2101_27072022040240.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALESKA RODRIGUES MORAIS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "VALESKA"
    "autor_email" => "mvaleskarodrigues@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Considerando as possíveis consequências que a pandemia do COVID-19 ocasionou no sistema educacional, o presente trabalho constitui-se de uma análise descritiva sobre o impacto da pandemia no nível de conhecimento e interesse sobre ciência em estudantes do primeiro ano do ensino médio. Para a coleta de dados foi realizado um questionário com 60 estudantes do ensino médio, sendo 30 de uma Escola Estadual de Pendências e 30 de diferentes escolas da rede estadual de ensino de Natal. As perguntas aplicadas foram todas discursivas considerando os seguintes pontos: Natureza da ciência, impacto da ciência na sociedade, impacto da sociedade na ciência e o conhecimento do conteúdo da ciência. Para saber o nível de interesse, foi solicitado que os participantes indicassem o grau de interesse que tinham em assuntos relacionados à ciência, em uma grade de 1 (pouco) a 10 (muito). Dentre os resultados obtidos, observou-se que quando questionados sobre natureza da ciência 75% relacionaram com meio ambiente, 40% afirmaram que a ciência não sofre impacto da sociedade, enquanto que todos afirmaram que a ciência tem um impacto positivo na sociedade, sobre o conhecimento do conteúdo da ciência pouquíssimos alunos conseguiram responder de maneira coerente com a pergunta, no entanto 65% mostram interesse acima de 6 para assuntos relacionados à ciência. Os resultados obtidos mostram que uma pequena quantidade de alunos entendem e têm conhecimento sobre ciência, embora tenham interesse no assunto. Desta forma podemos concluir a importância de aprimorar sequências didáticas que visem contribuir e reforçar a alfabetização científica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.