Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESMISTIFICANDO O ÍNDIO E RESSIGNIFICANDO OS POVOS ORIGINÁRIOS: UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR EM PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA TURMA DO 5º ANO, NUMA ESCOLA MUNICIPAL DO RECIFE-PE

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Um dos pontos chaves da formação da educação superior, é o momento do estágio curricular e suas nuances no que se permeiam a construção de um profissional de educação. E é sobre esse momento que o trabalho em questão se pauta, relatando através de um recorte feito, uma atividade interdisciplinar de Língua Portuguesa e História realizada em turma de 5º ano em uma escola da rede municipal do Recife em Pernambuco. Esta prática contou com cinco regências nas quais se construiu algumas atividades de leitura e materialização didática, com o enfoque na desconstrução sobre o termo “índio” e o aprendizado sobre os povos originários. O resumo em questão é resultado da disciplina de Pesquisas e Práticas Pedagógicas 5, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco, tendo como culminância dessas atividades, a construção de um mural de cartas aos colonizadores com os sentimentos, anseios e o despertar dos educandos em questão para a temática da colonização. Conteúdo principal da atividade proposta. Partindo de uma pesquisa qualitativa (GIL,2008), versamos sobre o despertar dos estudantes da turma em aprender sobre o processo de colonização através da leitura e de um conhecimento ainda desconhecido acerca dos povos originários e o termo adequado ao se referir a essas pessoas. Incluindo a valorização histórica para o desdobramento da cultura e do território de nosso país. Concomitante ao que se expressa acima, o resultado final desta pesquisa foi a construção de um mural de cartas feitas pelos estudantes da turma, esse mural foi fixado em sala como recordação da presença dos estagiários em questão e de maneira lúdica, para lembrança do momento pedagógico para momentos posteriores, para o professor regente disciplina trabalhasse posteriormente. O resumo também é bibliográfico (GIL,2008), tendo como objetivo principal a construção do conhecimento interdisciplinar a respeito dos povos originários.

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