Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NO CONEDU BESEADA NO MODELO PRISMA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O ensino e a aprendizagem da Matemática são faces de uma mesma moeda, que ao ser lançada, de maneira direcionada, planejada e contextualizada, pode influenciar positivamente nas vivências entre educador-educando. O objetivo deste estudo, foi levantar na literatura, de maneira sistemática, artigos que abordam práticas em Educação Matemática utilizando Jogos Digitais como estratégias de ensino. Como fonte de dados, essa imersão foi realizada nos Anais do IV, V, VI e VII Congresso Nacional de Educação (CONEDU), seguindo critérios de inclusão e exclusão previamente definidos. Nesta revisão, foi utilizado o método Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) que permitiu selecionar, triar, excluir e incluir os resultados criteriosamente. Foram encontrados 12.607 artigos, que após triagem, 9 artigos foram recuperados nesta revisão: 8 apresentados por Comunicação Oral e 1 através de Pôster. Os dados permitiram concluir que, houveram publicações nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio, exceto, no Nível Superior. Em consonância, foi evidenciado que a VII edição apresentou mais trabalhos que utilizaram a temática de Jogos Digitais no ensino de Matemática, com 4 textos publicados. A Editora Realize Eventos, predominantemente, divulgou todos os Anais desse evento. Os indicadores metodológicos apontam para uma diversidade de recursos, como o uso de questionários, extensões universitárias, pesquisa-ação, bibliográfica, lousa digital, atividade coletivas, cálculos mentais e uso de plataformas, como o Kahoot, para trabalhar o pensamento matemático de forma leve, dinâmica e contextualizada. O movimento de educar exige ação e, para além, um olhar sistêmico para as tendências educacionais, suas interfaces e cenários. A revisão sistemática realizada revelou potencialidades nas experiências com o uso dos Jogos Digitais para o ensino da Matemática e abre um leque de desafios e possibilidades para novas discussões e aprofundamentos.

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