A utilização das tecnologias como ferramentas de apoio a aprendizagem, está direcionada às atividades tanto administrativas como pedagógicas, de maneira a incentivar os alunos a irem além do acesso à informação e uso técnico, dessa maneira, é de fundamental importância que os profissionais de educação reflitam sobre a necessidade de perceber que a informática tem intensificado a sua presença em nossas vidas. Muitos autores têm enaltecido que cada vez mais o computador tem se tornado um instrumento comum em nosso meio social, e isso retrata uma realidade que tem sido utilizada de maneira gradativa nas escolas, tornando necessária sua utilização com fins pedagógicos, para viabilizar o processo de aquisição do conhecimento de forma agradável e prazerosa. Por meio de uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, o presente artigo procurou apresentar a importância da tecnologia da informação e comunicação no âmbito escolar, além de destacar a questão sobre como os docentes percebem o uso e a aplicação destas tecnologias em suas ações pedagógicas que favorecem a dinâmica de aprendizado e sobre as suas intervenções em contexto educacional. Acerca do que foi explanado, estudos realizados por autores como Lucena (2016), Melo (2015) e Sousa (2019) destacam que os docentes têm grande importância no âmbito da condução do ensino e devem elaborar e aplicar metodologias que adequem o uso das tecnologias no âmbito de otimizar o seu trabalho didático-pedagógico, pois isso pode proporcionar um ambiente mais ágil. As atividades são mais bem desenvolvidas pelos alunos, se corretamente orientadas, principalmente pelo uso da tecnologia, coexistindo maior troca de experiências entre os seus companheiros de sala de aula. Ademais, a utilização de mídias digitais cria tendências para a ampliação do conhecimento, por meio de relações no ambiente tecnológico, e assim, os resultados obtidos evidenciam a relevância de se pensar em processos de mediação mais apropriados.