RELAÇÕES ENTRE CLIMA ESCOLAR E VALORES MORAIS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA REDE MUNICIPAL DO INTERIOR DE SÃO PAULO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88367 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 947 "inscrito_id" => 12646 "titulo" => "RELAÇÕES ENTRE CLIMA ESCOLAR E VALORES MORAIS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA REDE MUNICIPAL DO INTERIOR DE SÃO PAULO" "resumo" => "Este texto faz parte de uma pesquisa de doutorado em andamento sobre as relações entre o clima escolar e os valores morais na escola. Dada a importância desse espaço para o processo de formação moral do sujeito, justificou-se a realização de um estudo que tenha como objetivo principal compreender como os professores de uma rede de ensino municipal do interior paulista, percebem e avaliam o clima escolar referente às relações sociais estabelecidas no ambiente de trabalho, assim como seus valores morais e as possíveis relações entre estes dois aspectos. A pesquisa trata-se de um estudo de caso que consistiu na oferta de um curso de extensão breve com duração de oito horas, para professores. Essa formação ocorreu em três etapas e quatro encontros. Na primeira, foi feita uma apresentação do tema e um convite para que os participantes respondessem a um questionário online. Na segunda, foram apresentadas as respostas deles ao questionário e, na terceira, houve a discussão sobre o Clima Escolar e os Valores Morais, divididos em dois encontros. Os dados estão sendo analisados de forma quantitativa e qualitativa, através das respostas obtidas no instrumento utilizado. Os resultados preliminares mostraram que o ensino dos valores morais e a forma como são conduzidos, influenciam diretamente no Clima escolar, positiva ou negativamente. Além disso, destaca-se a necessidade de pesquisas, propostas de formações e projetos que desenvolvam a temática da moralidade junto aos profissionais de educação, com o intuito de instrumentalizá-los no desenvolvimento da autonomia moral dos educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12646_TB947_04082022092952.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELEN DAIANE QUARTAROLI FERNANDES" "autor_nome_curto" => "ELEN" "autor_email" => "quartarelen@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88367 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 947 "inscrito_id" => 12646 "titulo" => "RELAÇÕES ENTRE CLIMA ESCOLAR E VALORES MORAIS: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE UMA REDE MUNICIPAL DO INTERIOR DE SÃO PAULO" "resumo" => "Este texto faz parte de uma pesquisa de doutorado em andamento sobre as relações entre o clima escolar e os valores morais na escola. Dada a importância desse espaço para o processo de formação moral do sujeito, justificou-se a realização de um estudo que tenha como objetivo principal compreender como os professores de uma rede de ensino municipal do interior paulista, percebem e avaliam o clima escolar referente às relações sociais estabelecidas no ambiente de trabalho, assim como seus valores morais e as possíveis relações entre estes dois aspectos. A pesquisa trata-se de um estudo de caso que consistiu na oferta de um curso de extensão breve com duração de oito horas, para professores. Essa formação ocorreu em três etapas e quatro encontros. Na primeira, foi feita uma apresentação do tema e um convite para que os participantes respondessem a um questionário online. Na segunda, foram apresentadas as respostas deles ao questionário e, na terceira, houve a discussão sobre o Clima Escolar e os Valores Morais, divididos em dois encontros. Os dados estão sendo analisados de forma quantitativa e qualitativa, através das respostas obtidas no instrumento utilizado. Os resultados preliminares mostraram que o ensino dos valores morais e a forma como são conduzidos, influenciam diretamente no Clima escolar, positiva ou negativamente. Além disso, destaca-se a necessidade de pesquisas, propostas de formações e projetos que desenvolvam a temática da moralidade junto aos profissionais de educação, com o intuito de instrumentalizá-los no desenvolvimento da autonomia moral dos educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12646_TB947_04082022092952.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELEN DAIANE QUARTAROLI FERNANDES" "autor_nome_curto" => "ELEN" "autor_email" => "quartarelen@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }