Este texto faz parte de uma pesquisa de doutorado em andamento sobre as relações entre o clima escolar e os valores morais na escola. Dada a importância desse espaço para o processo de formação moral do sujeito, justificou-se a realização de um estudo que tenha como objetivo principal compreender como os professores de uma rede de ensino municipal do interior paulista, percebem e avaliam o clima escolar referente às relações sociais estabelecidas no ambiente de trabalho, assim como seus valores morais e as possíveis relações entre estes dois aspectos. A pesquisa trata-se de um estudo de caso que consistiu na oferta de um curso de extensão breve com duração de oito horas, para professores. Essa formação ocorreu em três etapas e quatro encontros. Na primeira, foi feita uma apresentação do tema e um convite para que os participantes respondessem a um questionário online. Na segunda, foram apresentadas as respostas deles ao questionário e, na terceira, houve a discussão sobre o Clima Escolar e os Valores Morais, divididos em dois encontros. Os dados estão sendo analisados de forma quantitativa e qualitativa, através das respostas obtidas no instrumento utilizado. Os resultados preliminares mostraram que o ensino dos valores morais e a forma como são conduzidos, influenciam diretamente no Clima escolar, positiva ou negativamente. Além disso, destaca-se a necessidade de pesquisas, propostas de formações e projetos que desenvolvam a temática da moralidade junto aos profissionais de educação, com o intuito de instrumentalizá-los no desenvolvimento da autonomia moral dos educandos.