Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPRESSÕES E IMPACTOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS E GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88748
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1580
    "inscrito_id" => 12549
    "titulo" => "IMPRESSÕES E IMPACTOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS E GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA"
    "resumo" => "A Anatomia Humana é uma disciplina clássica prerrogativa à compreensão do corpo humano. Nesta perspectiva, há necessidade de se buscar diferentes estratégias metodológicas para a concretização do processo de ensino. Neste cenário, o presente estudo teve como objetivo verificar o papel das metodologias ativas e gamificação como estratégias para o ensino da anatomia. A população alvo foi constituída por 200 alunos dos cursos de Saúde. Como grupos experimentais, obteve-se o grupo controle e o grupo intervenção que foi submetido às metodologias ativas, mapa conceitual, body paint e painel integrado, para desenvolvimento dos conteúdos, sistema esquelético e muscular. Já o Kahoot® foi aplicado em pré-teste, logo após a aplicação das metodologias (pré-teste imediato) e no pós-teste de longa duração que ocorreu em um intervalo de tempo seis meses. Para análise estatística, foi realizado Análise de Variância (ANOVA) seguida pelo teste de Tukey como post hoc. Para a análise textual, utilizaram-se os softwares IRAMUTEQ e Nvivo. Os resultados evidenciaram diferença estatisticamente significativa no aprendizado após a aplicação das metodologias ativas, mapas conceituais, painel integrado, body paint e Kahoot®. Averiguaram-se os benefícios da aplicação das metodologias na aprendizagem, como dinamismo e prazer em aprender. Observou-se que as estratégias promoveram aprendizagem significativa quando correlacionadas com o ensino tradicional. Constatou-se que as metodologias utilizadas são estratégias que viabilizam a aprendizagem significativa em períodos de curto e longo prazos. Concluiu-se que as metodologias ativas funcionam como uma estratégia que promove uma maior eficácia no processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID12549_TB1580_13072022151557.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMMANUEL PRATA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EMMANUEL"
    "autor_email" => "emmanuelprata@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88748
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1580
    "inscrito_id" => 12549
    "titulo" => "IMPRESSÕES E IMPACTOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS E GAMIFICAÇÃO PARA O ENSINO DE ANATOMIA HUMANA"
    "resumo" => "A Anatomia Humana é uma disciplina clássica prerrogativa à compreensão do corpo humano. Nesta perspectiva, há necessidade de se buscar diferentes estratégias metodológicas para a concretização do processo de ensino. Neste cenário, o presente estudo teve como objetivo verificar o papel das metodologias ativas e gamificação como estratégias para o ensino da anatomia. A população alvo foi constituída por 200 alunos dos cursos de Saúde. Como grupos experimentais, obteve-se o grupo controle e o grupo intervenção que foi submetido às metodologias ativas, mapa conceitual, body paint e painel integrado, para desenvolvimento dos conteúdos, sistema esquelético e muscular. Já o Kahoot® foi aplicado em pré-teste, logo após a aplicação das metodologias (pré-teste imediato) e no pós-teste de longa duração que ocorreu em um intervalo de tempo seis meses. Para análise estatística, foi realizado Análise de Variância (ANOVA) seguida pelo teste de Tukey como post hoc. Para a análise textual, utilizaram-se os softwares IRAMUTEQ e Nvivo. Os resultados evidenciaram diferença estatisticamente significativa no aprendizado após a aplicação das metodologias ativas, mapas conceituais, painel integrado, body paint e Kahoot®. Averiguaram-se os benefícios da aplicação das metodologias na aprendizagem, como dinamismo e prazer em aprender. Observou-se que as estratégias promoveram aprendizagem significativa quando correlacionadas com o ensino tradicional. Constatou-se que as metodologias utilizadas são estratégias que viabilizam a aprendizagem significativa em períodos de curto e longo prazos. Concluiu-se que as metodologias ativas funcionam como uma estratégia que promove uma maior eficácia no processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID12549_TB1580_13072022151557.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMMANUEL PRATA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "EMMANUEL"
    "autor_email" => "emmanuelprata@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A Anatomia Humana é uma disciplina clássica prerrogativa à compreensão do corpo humano. Nesta perspectiva, há necessidade de se buscar diferentes estratégias metodológicas para a concretização do processo de ensino. Neste cenário, o presente estudo teve como objetivo verificar o papel das metodologias ativas e gamificação como estratégias para o ensino da anatomia. A população alvo foi constituída por 200 alunos dos cursos de Saúde. Como grupos experimentais, obteve-se o grupo controle e o grupo intervenção que foi submetido às metodologias ativas, mapa conceitual, body paint e painel integrado, para desenvolvimento dos conteúdos, sistema esquelético e muscular. Já o Kahoot® foi aplicado em pré-teste, logo após a aplicação das metodologias (pré-teste imediato) e no pós-teste de longa duração que ocorreu em um intervalo de tempo seis meses. Para análise estatística, foi realizado Análise de Variância (ANOVA) seguida pelo teste de Tukey como post hoc. Para a análise textual, utilizaram-se os softwares IRAMUTEQ e Nvivo. Os resultados evidenciaram diferença estatisticamente significativa no aprendizado após a aplicação das metodologias ativas, mapas conceituais, painel integrado, body paint e Kahoot®. Averiguaram-se os benefícios da aplicação das metodologias na aprendizagem, como dinamismo e prazer em aprender. Observou-se que as estratégias promoveram aprendizagem significativa quando correlacionadas com o ensino tradicional. Constatou-se que as metodologias utilizadas são estratégias que viabilizam a aprendizagem significativa em períodos de curto e longo prazos. Concluiu-se que as metodologias ativas funcionam como uma estratégia que promove uma maior eficácia no processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.