RODRIGUES, Lucélia Dos Santos et al.. Inclusão no brasil: marcas de uma exclusão. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/8864>. Acesso em: 23/11/2024 00:29
O presente trabalho parte do relato de experiências de acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus de Parnaíba dentro do campo de estágio com crianças com necessidades especiais que apresentam algum déficit ou transtorno em escolas da rede pública de ensino da Cidade de Parnaíba – PI. Objetivamos apresentar que a Lei de Inclusão não oferece meios para que ocorra de fato no Brasil. Pois apesar da criação das leis que trazem as crianças especiais para serem incluídas na sala de aula, no ensino regular, ainda não existe essa inclusão diretamente, a falta de infraestrutura e profissionais especializados torna a inclusão só superficial, pois uma escola inclusiva não é só aquela que recebe alunos com transtornos, síndromes e deficiências e sim quando há uma reestruturação para atendê-los, proporcionando um ensino de qualidade para todos. Pois incluir é agregar, oferecer as mesmas condições para elas e os ditos normais de aprendizagem, dispor de recursos para desenvolver-se e a escola não está preparada estruturalmente e seu corpo docente qualificado para atender essa clientela. Nossa pesquisa está baseada nas orientações do MEC (2010) e na visão de autores como MEIRELES (2013) que conjugam com as nossas ideias de que a Inclusão dita no Brasil está em palavras e no papel somente.