Diante da sociedade da informação é de extrema importância termos leitores assíduos, pensantes, críticos, capazes de discutir a realidade social a qual estamos inseridos. No entanto, ainda existem no interior de muitas instituições educacionais dificuldades em fazer da leitura uma ação significativa e prazerosa em que os textos estejam de acordo com a realidade dos discentes. É necessário que haja um incentivo no trabalho com a leitura, através de recursos que ampliem o gosto e a vontade de ler. Dentro desse panorama ganha importância o jornal, que pode ser utilizado em prol de uma leitura mais significativa e abrangente. Sendo assim, este estudo tem como objetivo mostrar a importância de se trabalhar à leitura de forma significativa, destacando o jornal e sua importância como recurso de ensino e que faz parte da realidade sociocultural do educando. A partir de então, procurou-se buscar referências através de autores que abordam desde a concepção de leitura até o trabalho com o jornal no ambiente educacional. A pesquisa evidencia-se como uma metodologia bibliográfica, na qual, foram levantados alguns estudos teóricos de autores como: Freire (1989), Martins (2004), Faria (2006) dentre outros, tendo como principal objetivo investigar a utilização do jornal como propiciador do desenvolvimento da leitura, escrita e oralidade.