SANTOS, Fábio Alexandre et al.. Oxênte química: podcast a serviço da química. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/9107>. Acesso em: 23/11/2024 01:04
Nosso Trabalho foi realizado com um grupo de alunos da ETE Aderico Alves de Vasconcelos, dentro da disciplina de química. Na busca por metodologias que motivem o estudo da química, buscamos nas novas tecnologias ferramentas que auxiliem o processo ensino aprendizagem, desmistificando a aversão que alguns tem a disciplina. Dentre tantas modalidades de ensino encontramos o Mobile Learning, que se baseia no uso de equipamentos móveis em que se utilizam dispositivos portáteis de computação sem fio (smarphone, ipad, tablete, celular, PDA, Palmtop, celular, etc.). Entre os vários dispositivos portáteis de m-learning, nosso interesse de pesquisa foi investigar a utilização do podcast e suas possibilidades na educação, presencial e não presencial, sabendo-se que o podcast é uma ferramenta tecnológica com registros de áudios disponibilizados através da internet. O usuário pode fazer o seu download e ouvi-lo através de equipamentos tecnológicos, como computador, Ipod ou celular. Para a realização da pesquisa os alunos envolvidos prepararam o material, fizeram as gravações nos equipamentos que eles possuem e em seguida foi feita a edição do material gravado, para ser posto na web, a motivação, sociabilidade encontrada foi acentuadamente mais envolvente neste projeto, deixando o corpo discente mais disposto e envolvido na disciplina. Com este trabalho chegamos a conclusão que a medida em que a mídia digital podcast é bem explorada através de uma metodologia mais dinâmica e envolvente de forma mais interdisciplinar por educadores e educandos, torna-se uma ferramenta “poderosa”, pois proporciona e alia informações, entretenimento, dinamismo, rapidez, interação, cooperação e colaboração, potencializando a aprendizagem no processo de ensino em ambientes pedagógicos informatizados, presencial e não presencial.