Trabalhar os conteúdos de botânica em sala de aula tem sido um desafio para os docentes, bem como para o aprendizado dos discentes. Os professores, em sua maioria, demonstram não ter afinidade com o conteúdo, ou não saber utilizar dos espaços não formais para tornarem suas aulas lúdicas, melhorando assim o processo de ensino-aprendizagem. Os alunos, assim como a população em sua maioria, vivenciam o termo Cegueira Botânica que impossibilita visualizar as espécies de plantas como essenciais e importantes no meio ambiente e visualizá-las como uma paisagem inanimada no espaço. Dessa forma, 30 alunos da turma de Automação Industrial do Instituto Federal do Maranhão, campus Monte Castelo foram levados ao Parque Botânico da Vale em São Luís – MA para que pudessem enxergar o mundo vegetal de outra maneira e aprender botânica de forma inusitada e prática: contemplando uma trilha com diversas plantas nativas e presentes no dia a dia dos alunos. Os resultados foram positivos, tendo assim, a aula de campo contribuído para a melhora do ensino de botânica, tornando os alunos mais perceptivos ao ambiente, auxiliando-os a diferenciar as espécies vegetais, entender seu papel no ambiente e no cotidiano.