O seguinte trabalho tem como finalidade discutir a importância da formação pedagógica e apresentar os Grupos de Trabalho (GT’s) como nova proposta metodológica do projeto Preparatório para o Ensino Médio, desenvolvido pela organização social Redes de Desenvolvimento da Maré. Esta proposta visa o debate e percepção de temas que envolvem a sala de aula, como violência, racismo e machismo. Destaca também a importância da formação e reflexão docente e dos demais integrantes que compõem a instituição escolar. A partir de sugestões e indicações da equipe do projeto, os temas, juntamente ao debate, tornaram-se enriquecedores e profundos, até mesmo com temáticas sensíveis. Através de Freire, Burgos e outros autores que abordam os processos de ensino aprendizagem como ferramenta formadora de sujeitos, esse artigo tem como objetivo pensar a prática docente. Como resultado, é possível perceber que estimular a escuta e o diálogo não só dos estudantes, mas de todos os profissionais da educação, promove novas percepções para o ambiente escolar, em especial à sala de aula, além da perspectiva de uma educação como ferramenta de combate a situações depreciativas e violentas. A instituição escolar pode promover desigualdade, mas também criar um ambiente de acolhimento e novos olhares, e dessa maneira, propostas como a do Preparatório promovem igualdade, justiça e, sobretudo, reflexão.