MARCIANO, Katia Cristina Candido Aquino. . Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/88323>. Acesso em: 22/11/2024 11:17
Perspectivar processos dinamizadores da leitura constituem-se ações estratégicas no seio das instituições escolares, pelo fato de o ato de ler ser capaz de alavancar mecanismos cognitivos impulsionadores de aprendizagens diversas. A educação brasileira, que já vinha enfrentado crises das mais variadas ordens, tem sido posta em xeque, a partir do contexto pandêmico vivido. Daí, a necessidade de se inovar em metodologias e estratégias, torna-se imperiosa. E por que tal (re)significação de abordagem escolhida, no âmbito da Escola Municipal Amélia Mascarenhas/JF, teve o pontapé no projeto da Sala de Leitura? A questão principal é o fato de esse exercício não poder se ater, meramente, a um ato mecânico de decifração de sinais, mas sim se ampliar na significação de um gesto que envolva aspectos canalizadores de significados diversos, se tornando um exercício prazeroso, dentro e fora da sala de aula. Segundo Lois (2010), a prática da leitura deve ser como um ritual, refirmando-se como uma atividade que abre caminhos e diferentes formas de ver o mundo, de fantasiar, possibilitando ao professor mediar esse aprendizado, sendo o facilitador da ação. Ao dinamizar ações, a partir da ou para a leitura, descortinam-se possibilidades de diálogos interdisciplinares propulsores de inter-relações significativas constantes entre os atores do cenário educacional.