Este trabalho tem o objetivo de relatar algumas contribuições de uma experiência de alfabetização e letramento vivenciada por turmas dos anos iniciais do ensino fundamental de duas escolas públicas do município de Juiz de Fora, uma situada no espaço urbano e outra no campo. O mote para a referida experiência foi a literatura. A utilização do livro “O carteiro chegou” trouxe diversas possibilidades voltadas para a alfabetização e letramento como: leitura, escrita de bilhetes, trocas de cartas, troca de experiências e vivências entre as crianças, ou seja, o intercâmbio de leitura como prática social. Este relato fez parte de um projeto de extensão intitulado “Intercâmbio literário – o que dizem as crianças” realizado entre os anos de 2018 e 2019, que consistiu no intercâmbio de leituras de literatura entre alunos do 1º Ensino Fundamental de uma escola rural da rede municipal de Juiz de Fora e os alunos do 1º ano do EF do CAP. João XXIII/UFJF. Tal experiência se deu por acreditarmos que a alfabetização e o letramento relacionam-se com a leitura de mundo. “É a palavra que o sentido do vivido, recolhe experiências, reúne em mesmo tempo e espaço o eu, os outros e o mundo, produzindo um rico diálogo, uma comunicação,” ou seja, a leitura de mundo precede a palavra (Freire, 1987. P.24).