LEITURA, ESCRITA E TECNOLOGIA NA SALA DE AULA: O CONTO NA FORMAÇÃO DE LEITORES E AUTORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88309 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 494 "inscrito_id" => 11538 "titulo" => "LEITURA, ESCRITA E TECNOLOGIA NA SALA DE AULA: O CONTO NA FORMAÇÃO DE LEITORES E AUTORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este artigo tem por objetivo compartilhar um recorte de um projeto de leitura e escrita literárias de contos desenvolvido com alunos do 9º ano de uma escola pública do município de Cachoeiro de Itapemirim – ES. No decorrer do ano letivo, foram trabalhados os contos de humor, contos de mistério/policial e contos de terror com o auxílio de uma plataforma de produção textual: a Plataforma Letrus. Nessa perspectiva, o recorte é sobre o trabalho com os contos de mistério/policial. Dessa forma, minha intenção é mostrar estratégias de leitura e escrita diferenciadas para possibilitar ao aluno uma leitura significativa e trabalhar competências e habilidades de leitura cobradas pela Matriz de Referência de Língua Portuguesa da Prova Brasil/SAEB, e também trabalhar competências de produção textual e repertório. Os alunos são convidados a analisar contos de mistério/policial observando estratégias narrativas e explorando o exercício de levantar hipóteses. A metodologia adotada foi a elaboração e aplicação de uma sequência didática e o resultado foi a produção de contos de mistério/policial que foram avaliados pelos corretores da Plataforma Letrus e o melhores contos foram premiados em um Concurso Literário promovido pela escola. A constituição dessa proposta se embasou nos estudos de Tzvetan Todorov, “Introdução à Literatura Fantástica”, “Tipologia do romance policial” e “A Estrutura Narrativa”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11538_TB494_15072022124730.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA PERES FERREIRA NICOLINI" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA" "autor_email" => "patricianperes@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88309 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 494 "inscrito_id" => 11538 "titulo" => "LEITURA, ESCRITA E TECNOLOGIA NA SALA DE AULA: O CONTO NA FORMAÇÃO DE LEITORES E AUTORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este artigo tem por objetivo compartilhar um recorte de um projeto de leitura e escrita literárias de contos desenvolvido com alunos do 9º ano de uma escola pública do município de Cachoeiro de Itapemirim – ES. No decorrer do ano letivo, foram trabalhados os contos de humor, contos de mistério/policial e contos de terror com o auxílio de uma plataforma de produção textual: a Plataforma Letrus. Nessa perspectiva, o recorte é sobre o trabalho com os contos de mistério/policial. Dessa forma, minha intenção é mostrar estratégias de leitura e escrita diferenciadas para possibilitar ao aluno uma leitura significativa e trabalhar competências e habilidades de leitura cobradas pela Matriz de Referência de Língua Portuguesa da Prova Brasil/SAEB, e também trabalhar competências de produção textual e repertório. Os alunos são convidados a analisar contos de mistério/policial observando estratégias narrativas e explorando o exercício de levantar hipóteses. A metodologia adotada foi a elaboração e aplicação de uma sequência didática e o resultado foi a produção de contos de mistério/policial que foram avaliados pelos corretores da Plataforma Letrus e o melhores contos foram premiados em um Concurso Literário promovido pela escola. A constituição dessa proposta se embasou nos estudos de Tzvetan Todorov, “Introdução à Literatura Fantástica”, “Tipologia do romance policial” e “A Estrutura Narrativa”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11538_TB494_15072022124730.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA PERES FERREIRA NICOLINI" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA" "autor_email" => "patricianperes@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }