O conhecimento corporal é um aspecto importante para o indivíduo que tem o conceito intelectual sobre o seu corpo, o que permite a formação de sua imagem corporal. Este processo acontece gradativamente durante o desenvolvimento humano. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância do conhecimento corporal para os discentes de Orientação e Mobilidade (OM) do Instituto Benjamin Constant, e se justifica pelo fato de que, durante o processo de ensino das técnicas de OM muitos discentes apresentam dificuldades de aprendizagem, na relação corpo/objeto/meio, impossibilitando a aquisição de sua autonomia. A metodologia utilizada teve como base uma pesquisa bibliográfica com autores e artigos referentes ao tema. A pessoa com deficiência visual necessita do domínio do conhecimento corporal, noção espacial, lateralidade, ritmo, coordenação motora, noção de formas, topografia, medidas, ambientes, temperaturas e texturas, para orientar a sua mobilidade com segurança. O aprendizado nas aulas de OM é baseado no desenvolvimento destas habilidades e se o discente não tiver o domínio delas, poderá comprometer sua autonomia. Como resultado é possível concluir que o conhecimento e o domínio do esquema corporal são fundamentais para o aprendizado e o desenvolvimento do aluno nas aulas de OM, por nortearem sua capacitação e autonomia.