A gamificação é uma das mais novas ferramentas de implementação para as metodologias de ensino. Com ela podemos criar diferentes jogos para ministrar conteúdos específicos, como por exemplo, o Role Playing Game (RPG) para desenvolver o assunto equilíbrio químico. Ao mesmo tempo, desenvolver narrativas, criar mundos e personagens no qual os alunos se identificam e se sentem parte da história, atingindo assim, o propósito da estratégia que é: motivar, engajar e promover trabalho cooperativo. Este artigo tem como objetivo analisar como o “ClassCraft” influencia na motivação para a aprendizagem do conteúdo de equilíbrio químico. Para isso, realizou-se a aplicação de uma intervenção pedagógica: Alquimia - o mundo químico. Ela foi aplicada durante as atividades do PIBID, em uma turma de 4° ano do Curso Técnico Integrado em Informática de um Instituto Federal de Educação, através da plataforma Classcraft. A pesquisa é de cunho qualitativo, e os dados foram coletados através de questionários semi estruturados, para levantar nível de motivação durante o jogo. Os resultados apontam que o uso da plataforma juntamente com as narrativas e a gamificação nas aulas foi satisfatório, pois os relatos dos alunos -“foram as histórias, que deixavam as questões mais divertidas, e a personalização do personagem e seus poderes, que funcionava como um sistema de recompensa por acertar as questões”-, evidenciam que a proposta deixou as tarefas mais divertidas e interessantes, levando-os a uma maior motivação para entender e buscar novos conhecimentos para conseguirem êxito no jogo. Diante disso, conclui-se que a utilização desta estratégia é sim uma opção viável para a aprendizagem, por apresentar resultados satisfatórios na sua aplicação pedagógica, mostrando que a gamificação é viável para uma melhor aprendizagem.