Este artigo tem como objetivo apresentar a relação entre o recurso da Gamificação e as Metodologias Ativas no contexto da Educação Básica. Buscou-se conceituar os mais diversos temas envolvidos na pesquisa, como as Metodologias Ativas na BNCC, o uso de tecnologias na Educação e a Gamificação. A discussão teórica realizada possibilitou ampliar o olhar para esses temas. Para isso foi analisado o estado da arte, onde foram coletados trabalhos referentes a gamificação no ensino na plataforma da Capes foi possível observar que a utilização de novos recursos tecnológicos pelos professores é de suma importância e reflete diretamente em sua prática pedagógica. Além disso, o uso da Gamificação, contribui para as inclusões social e digital. Na Educação é observado uma boa influência deste recurso para desenvolver habilidades de uma forma lúdica e contextualizada para uma aprendizagem efetiva dos alunos. Além disso estabelecemos uma relação direta sobre a importância dessa temática para uma educação contextualizada e de qualidade para um mundo cada vez mais globalizado e tecnológico.