Em 09 de Janeiro de 2003, a lei 10.639/03 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394 de 1996, tornando obrigatório os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira no âmbito do currículo escolar, desta maneira todas as disciplinas da grade curricular,estão aptas a contê-la em seus programas. O ensino da história e cultura afro-brasileiro representa uma grande importância para a desconstrução de uma visão arcaica e preconceituosa, acerca do negro e da sua cultura, que são inferiorizados e estigmatizados. Essas manifestações preconceituosas e errôneas, também ocorrem no cotidiano escolar, e Embora a lei 10.639/03 assegure a obrigatoriedade do tema nas escolas, ainda é pouco discutida no ambiente escolar, se limitando apenas a datas comemorativas. É necessário que nós enquanto educadores debata principalmente nas escolas, a questão étnico-racial, para desmistificar o racismo, a fim de superarmos a discriminação racial. Portanto, objetiva-se discutir a importância do ensino da história e cultura afro-brasileira, e como essa prática contribui para uma educação anti-racista. Do ponto de vista teórico-metodológico, trata-se de um estudo de cunho bibliográfico e documental, ao suporte teórico, a pesquisa conta com as contribuições de estudiosos como Botelho (2007), Cavalleiro (2005,) Bento (2012), Santos (2005), Silva (2009).