O FENÔMENO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA DE CODÓ – MA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88047 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 93 "inscrito_id" => 8491 "titulo" => "O FENÔMENO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA DE CODÓ – MA" "resumo" => "O estudo consiste em analisar o fenômeno religioso nas escolas públicas, especificamente no município de Codó/MA, considerando a legislação educacional vigente, ou seja, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96). Assim sendo, busca-se responder a seguinte questionamento: qual a importância do Ensino Religioso como parte do currículo formal? O estudo é do tipo exploratório e bibliográfico, obedecendo ao seguinte esboço: primeiramente aponta-se de forma sucinta como a legislação do Brasil delineia o ensino religioso contemplando os aspectos culturais; consequentemente verifica-se como se configura tal aspecto nas instituições públicas do município mencionado, tendo em vistas os desafios inerentes ao fenômeno religioso, este, com características diversificadas. Assim, para abordamos o assunto, busca-se estudos de renomados teóricos para nortear a discussão aqui levantada, como: Giumbelli (2014), Oliveira (2010), Silva (2004), Catão (2005), dentre outros. Já na última parte, apresenta- se as considerações parciais, analisando o crescente debate em torno do tema, visualizando a escola como espaço para desmistificar a intolerância religiosa trazendo novas perspectivas de formação humana, nos moldes do respeito à diversidade no sentido sociocultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID8491_TB93_16092022083544.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERALDO PEREIRA MADEIRO" "autor_nome_curto" => "ERALDO" "autor_email" => "professormadeiro@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88047 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 93 "inscrito_id" => 8491 "titulo" => "O FENÔMENO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA DE CODÓ – MA" "resumo" => "O estudo consiste em analisar o fenômeno religioso nas escolas públicas, especificamente no município de Codó/MA, considerando a legislação educacional vigente, ou seja, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96). Assim sendo, busca-se responder a seguinte questionamento: qual a importância do Ensino Religioso como parte do currículo formal? O estudo é do tipo exploratório e bibliográfico, obedecendo ao seguinte esboço: primeiramente aponta-se de forma sucinta como a legislação do Brasil delineia o ensino religioso contemplando os aspectos culturais; consequentemente verifica-se como se configura tal aspecto nas instituições públicas do município mencionado, tendo em vistas os desafios inerentes ao fenômeno religioso, este, com características diversificadas. Assim, para abordamos o assunto, busca-se estudos de renomados teóricos para nortear a discussão aqui levantada, como: Giumbelli (2014), Oliveira (2010), Silva (2004), Catão (2005), dentre outros. Já na última parte, apresenta- se as considerações parciais, analisando o crescente debate em torno do tema, visualizando a escola como espaço para desmistificar a intolerância religiosa trazendo novas perspectivas de formação humana, nos moldes do respeito à diversidade no sentido sociocultural." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID8491_TB93_16092022083544.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERALDO PEREIRA MADEIRO" "autor_nome_curto" => "ERALDO" "autor_email" => "professormadeiro@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }