A importância da leitura para Educandos Especias nas APAE’s no Brasil com um recorte na APAE cidade do Rio Grande, RS. Resultado de pesquisa (2015-16) com ajuste e adequação em 2020. Trazemos substancioso referencial teórico para sustentar e conceituar/definir termos e contextos que virão no texto completo. A proposta inicial de pesquisa (2015-16) tornou possível a interação e participação no universo da pesquisa, permitindo aos autores vivenciar e experienciar pelo experimento, momento de profundo mergulho com a pesquisa. Algumas questões nortearam e indicaram o rumo a seguir nessa investigação científica de pesquisa, por exemplo, mas o que dizer das práticas da leitura? qual contato que esses alunos têm com os livros e com a leitura, visto ser ela veículo de interação, ação e aprendizagem? O educador deve ser um mediador entre o saber e o fazer? A realidade na APAE Rio Grande, RS não conta com o profissional bibliotecário, ator que faz a interação e a integração entre indivíduos nas atividades de leitura, no entanto, essas ações se demonstraram muito comprometidas e se revelavam nas oportunidades que nos foi possível participar ou assistir. Podemos perceber e ouvir da equipe de colaboradores e direção que o desenvolvimento do processo de leitura deve respeitar o limite de interação de cada educando, pois varia de um para outro.Ao longo desse contexto de pesquisa, discussão, resultados e consideração final essas questões serão respondidas embasadas em uma pesquisa bibliográfica.