Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM BIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89563
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2863
    "inscrito_id" => 13741
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM BIOLOGIA"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica, em sua última versão (2021 – 2022) proporcionou aos estudantes das licenciaturas, em todo país, a aquisição de experiências na educação básica a partir do contexto real da escola e com isso a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos obtidos na universidade de forma a contribuir com a formação inicial de professores. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo relatar à compreensão sobre ensinar, a partir da utilização das metodologias ativas e sua importância, enquanto estratégia motivadora para o Ensino de Biologia. A metodologia utilizada se caracteriza como sendo de natureza qualitativa, estruturada a partir das narrativas dos participantes do programa. Ao logo do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Biologia, da Universidade Regional do Cariri – URCA, desenvolvido na escola E.M.T.I. Presidente Geisel, localizada na cidade de Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará, pode-se perceber que o compartilhamento de saberes aconteceu de forma colaborativa, destacando-se a participação em projetos e experiências partilhadas pelos residentes. Por meio do desenvolvimento de metodologias ativas foi possível obter uma experiência formativa significativa onde o aluno se apresentava como protagonista nas aulas do laboratório de Ciências da escola. Nesta perspectiva, foi possível trabalhar a teoria junto à prática, intensificar o despertar pela investigação e associar vários recursos para um melhor aproveitamento e interação da aprendizagem. Durante o subprojeto Biologia compreendeu-se que ensinar Biologia vai muito além do que aprendemos na universidade, aprendeu-se que ensinar é partilhar experiências e vivenciar novos saberes de forma contextualizada. Conclui-se que o uso de metodologias ativas na regência foi exitoso, visto que a participação dos alunos foi intensa e positiva com resultados significativos, assim como a aprendizagem dos participantes do programa. Dessa forma a utilização de metodologias ativas se apresentou como relevante e engrandecedora no contexto das experiências construídas no subprojeto Biologia do Programa Residência Pedagógica da Universidade Regional do Cariri – URCA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13741_TB2863_05122022203358.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMARA FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SAMARA"
    "autor_email" => "samaraejoao10@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89563
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2863
    "inscrito_id" => 13741
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM BIOLOGIA"
    "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica, em sua última versão (2021 – 2022) proporcionou aos estudantes das licenciaturas, em todo país, a aquisição de experiências na educação básica a partir do contexto real da escola e com isso a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos obtidos na universidade de forma a contribuir com a formação inicial de professores. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo relatar à compreensão sobre ensinar, a partir da utilização das metodologias ativas e sua importância, enquanto estratégia motivadora para o Ensino de Biologia. A metodologia utilizada se caracteriza como sendo de natureza qualitativa, estruturada a partir das narrativas dos participantes do programa. Ao logo do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Biologia, da Universidade Regional do Cariri – URCA, desenvolvido na escola E.M.T.I. Presidente Geisel, localizada na cidade de Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará, pode-se perceber que o compartilhamento de saberes aconteceu de forma colaborativa, destacando-se a participação em projetos e experiências partilhadas pelos residentes. Por meio do desenvolvimento de metodologias ativas foi possível obter uma experiência formativa significativa onde o aluno se apresentava como protagonista nas aulas do laboratório de Ciências da escola. Nesta perspectiva, foi possível trabalhar a teoria junto à prática, intensificar o despertar pela investigação e associar vários recursos para um melhor aproveitamento e interação da aprendizagem. Durante o subprojeto Biologia compreendeu-se que ensinar Biologia vai muito além do que aprendemos na universidade, aprendeu-se que ensinar é partilhar experiências e vivenciar novos saberes de forma contextualizada. Conclui-se que o uso de metodologias ativas na regência foi exitoso, visto que a participação dos alunos foi intensa e positiva com resultados significativos, assim como a aprendizagem dos participantes do programa. Dessa forma a utilização de metodologias ativas se apresentou como relevante e engrandecedora no contexto das experiências construídas no subprojeto Biologia do Programa Residência Pedagógica da Universidade Regional do Cariri – URCA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13741_TB2863_05122022203358.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMARA FERREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SAMARA"
    "autor_email" => "samaraejoao10@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O Programa Residência Pedagógica, em sua última versão (2021 – 2022) proporcionou aos estudantes das licenciaturas, em todo país, a aquisição de experiências na educação básica a partir do contexto real da escola e com isso a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos obtidos na universidade de forma a contribuir com a formação inicial de professores. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo relatar à compreensão sobre ensinar, a partir da utilização das metodologias ativas e sua importância, enquanto estratégia motivadora para o Ensino de Biologia. A metodologia utilizada se caracteriza como sendo de natureza qualitativa, estruturada a partir das narrativas dos participantes do programa. Ao logo do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Biologia, da Universidade Regional do Cariri – URCA, desenvolvido na escola E.M.T.I. Presidente Geisel, localizada na cidade de Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará, pode-se perceber que o compartilhamento de saberes aconteceu de forma colaborativa, destacando-se a participação em projetos e experiências partilhadas pelos residentes. Por meio do desenvolvimento de metodologias ativas foi possível obter uma experiência formativa significativa onde o aluno se apresentava como protagonista nas aulas do laboratório de Ciências da escola. Nesta perspectiva, foi possível trabalhar a teoria junto à prática, intensificar o despertar pela investigação e associar vários recursos para um melhor aproveitamento e interação da aprendizagem. Durante o subprojeto Biologia compreendeu-se que ensinar Biologia vai muito além do que aprendemos na universidade, aprendeu-se que ensinar é partilhar experiências e vivenciar novos saberes de forma contextualizada. Conclui-se que o uso de metodologias ativas na regência foi exitoso, visto que a participação dos alunos foi intensa e positiva com resultados significativos, assim como a aprendizagem dos participantes do programa. Dessa forma a utilização de metodologias ativas se apresentou como relevante e engrandecedora no contexto das experiências construídas no subprojeto Biologia do Programa Residência Pedagógica da Universidade Regional do Cariri – URCA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.