Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

AS CONTRIBUIÇÕES DA HFSC PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87281
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 425
    "inscrito_id" => 18
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA HFSC PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Este trabalho traz uma discussão acerca das contribuições que a História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC) podem trazer para a Alfabetização Científica dos alunos quando inserida no atual Ensino de Ciências advindo do cenário de transformações que vem sendo causadas na educação brasileira com a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Novo Ensino Médio. Para a realização deste estudo, adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, a qual se deu através da revisão de artigos científicos publicados em revistas especializadas na área de ensino. Os resultados apontam que através da utilização da HFSC no Ensino de Ciências, obtém-se uma educação científica pautada na formação de cidadãos reflexivos e críticos sobre a sociedade em que estão inseridos. A utilização da HFSC no ensino proporciona que os alunos sejam preparados para ter uma vida em sociedade, na qual se tem o conhecimento de como estão sendo feitas as aplicações e as implicações da ciência no seu dia a dia, ajudando-o nas suas tomadas de decisões. No entanto, a utilização da HFSC no ensino, no propósito de uma Alfabetização Científica que contemple a formação de um indivíduo que atenda as ideias da atualidade, no que se refere aos aspectos sociedade e tecnologia, enfrenta muitos desafios que impedem inserção de tópicos historiográficos nas aulas de Ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID18_TB425_01062022155324.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 13:11:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ RODRIGUES DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "Rodrigues"
    "autor_email" => "jose.rodrigues.nascimento"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87281
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 425
    "inscrito_id" => 18
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA HFSC PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Este trabalho traz uma discussão acerca das contribuições que a História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC) podem trazer para a Alfabetização Científica dos alunos quando inserida no atual Ensino de Ciências advindo do cenário de transformações que vem sendo causadas na educação brasileira com a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Novo Ensino Médio. Para a realização deste estudo, adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, a qual se deu através da revisão de artigos científicos publicados em revistas especializadas na área de ensino. Os resultados apontam que através da utilização da HFSC no Ensino de Ciências, obtém-se uma educação científica pautada na formação de cidadãos reflexivos e críticos sobre a sociedade em que estão inseridos. A utilização da HFSC no ensino proporciona que os alunos sejam preparados para ter uma vida em sociedade, na qual se tem o conhecimento de como estão sendo feitas as aplicações e as implicações da ciência no seu dia a dia, ajudando-o nas suas tomadas de decisões. No entanto, a utilização da HFSC no ensino, no propósito de uma Alfabetização Científica que contemple a formação de um indivíduo que atenda as ideias da atualidade, no que se refere aos aspectos sociedade e tecnologia, enfrenta muitos desafios que impedem inserção de tópicos historiográficos nas aulas de Ciências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID18_TB425_01062022155324.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 13:11:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ RODRIGUES DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "Rodrigues"
    "autor_email" => "jose.rodrigues.nascimento"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

Este trabalho traz uma discussão acerca das contribuições que a História, Filosofia e Sociologia da Ciência (HFSC) podem trazer para a Alfabetização Científica dos alunos quando inserida no atual Ensino de Ciências advindo do cenário de transformações que vem sendo causadas na educação brasileira com a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Novo Ensino Médio. Para a realização deste estudo, adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, a qual se deu através da revisão de artigos científicos publicados em revistas especializadas na área de ensino. Os resultados apontam que através da utilização da HFSC no Ensino de Ciências, obtém-se uma educação científica pautada na formação de cidadãos reflexivos e críticos sobre a sociedade em que estão inseridos. A utilização da HFSC no ensino proporciona que os alunos sejam preparados para ter uma vida em sociedade, na qual se tem o conhecimento de como estão sendo feitas as aplicações e as implicações da ciência no seu dia a dia, ajudando-o nas suas tomadas de decisões. No entanto, a utilização da HFSC no ensino, no propósito de uma Alfabetização Científica que contemple a formação de um indivíduo que atenda as ideias da atualidade, no que se refere aos aspectos sociedade e tecnologia, enfrenta muitos desafios que impedem inserção de tópicos historiográficos nas aulas de Ciências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.