Neste trabalho, analisou-se por meio de uma proposta didática a importância de aulas teóricas, práticas e de campo no processo de ensino e aprendizagem entre o contexto da história, do ensino de ciência da natureza e da matemática. As aulas de campo ocorreram na Estação Ecológica de Jataí – Luís Antônio/SP, nos anos de 2019 e 2021, com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública. O objetivo foi envolver os alunos de forma coletiva, propor contextos que aprofundassem o Ensino da História do local, o ciclo das rochas, o Ensino do Tratamento da Informação, Grandezas e medidas, tempo e comprimento, por meio de uma concepção interdisciplinar. No ano de 2019, realizamos no ambiente Escolar, abordagens de conceitos teóricos e científicos e aulas prática (análise de elementos químicos nas rochas). No Pré-Campo, foi apresentado o roteiro de campo, composto por fotos aéreas (Google Earth), que identificavam o percurso e instruções que deveriam ser realizadas durante o Campo. No Campo, os alunos conseguiram observar formações rochosas, nascentes, rios e afluentes, a flora e a fauna do local. No Pós-Campo, foram discutidas questões que surgiram durante o campo, devolutivas das pesquisas realizadas pelos alunos sobre a história, a fauna e a flora, a extensão do local, e, a construção dos diferentes tipos de gráficos que continham informações dos dados pesquisados. No ano de 2021, com os mesmos alunos, realizamos a extensão da pesquisa com tema “Queimadas na Estação Ecológica de Jataí”, no ambiente escolar, e, no campo plantio de árvores nativas em áreas devastadas pelos incêndios. Com o presente trabalho comprovamos que a proposta didática realizada para abordar conceitos das Ciências Naturais e da Matemática, estabeleceu importantes relações entre o passado e o presente do local, relações com as transformações da Terra e a importância de preservar o meio ambiente.