Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O ENSINO DA CIÊNCIA DA NATUREZA E DA MATEMÁTICA, A PARTIR DE AULA DE CAMPO COMO PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87332
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 519
    "inscrito_id" => 405
    "titulo" => "O ENSINO DA CIÊNCIA DA NATUREZA E DA MATEMÁTICA, A PARTIR DE AULA DE CAMPO COMO PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Neste trabalho, analisou-se por meio de uma proposta didática a importância de aulas teóricas, práticas e de campo no processo de ensino e aprendizagem entre o contexto da história, do ensino de ciência da natureza e da matemática. As aulas de campo ocorreram na Estação Ecológica de Jataí – Luís Antônio/SP, nos anos de 2019 e 2021, com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública. O objetivo foi envolver os alunos de forma coletiva, propor contextos que aprofundassem o Ensino da História do local, o ciclo das rochas, o Ensino do Tratamento da Informação, Grandezas e medidas, tempo e comprimento, por meio de uma concepção interdisciplinar. No ano de 2019, realizamos no ambiente Escolar, abordagens de conceitos teóricos e científicos e aulas prática (análise de elementos químicos nas rochas). No Pré-Campo, foi apresentado o roteiro de campo, composto por fotos aéreas (Google Earth), que identificavam o percurso e instruções que deveriam ser realizadas durante o Campo. No Campo, os alunos conseguiram observar formações rochosas, nascentes, rios e afluentes, a flora e a fauna do local. No Pós-Campo, foram discutidas questões que surgiram durante o campo, devolutivas das pesquisas realizadas pelos alunos sobre a história, a fauna e a flora, a extensão do local, e, a construção dos diferentes tipos de gráficos que continham informações dos dados pesquisados. No ano de 2021, com os mesmos alunos, realizamos a extensão da pesquisa com tema “Queimadas na Estação Ecológica de Jataí”, no ambiente escolar, e, no campo plantio de árvores nativas em áreas devastadas pelos incêndios. Com o presente trabalho comprovamos que a proposta didática realizada para abordar conceitos das Ciências Naturais e da Matemática, estabeleceu importantes relações entre o passado e o presente do local, relações com as transformações da Terra e a importância de preservar o meio ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID405_TB519_06062022190942.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 13:11:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA"
    "autor_email" => "alessandrar3110@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87332
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 519
    "inscrito_id" => 405
    "titulo" => "O ENSINO DA CIÊNCIA DA NATUREZA E DA MATEMÁTICA, A PARTIR DE AULA DE CAMPO COMO PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Neste trabalho, analisou-se por meio de uma proposta didática a importância de aulas teóricas, práticas e de campo no processo de ensino e aprendizagem entre o contexto da história, do ensino de ciência da natureza e da matemática. As aulas de campo ocorreram na Estação Ecológica de Jataí – Luís Antônio/SP, nos anos de 2019 e 2021, com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública. O objetivo foi envolver os alunos de forma coletiva, propor contextos que aprofundassem o Ensino da História do local, o ciclo das rochas, o Ensino do Tratamento da Informação, Grandezas e medidas, tempo e comprimento, por meio de uma concepção interdisciplinar. No ano de 2019, realizamos no ambiente Escolar, abordagens de conceitos teóricos e científicos e aulas prática (análise de elementos químicos nas rochas). No Pré-Campo, foi apresentado o roteiro de campo, composto por fotos aéreas (Google Earth), que identificavam o percurso e instruções que deveriam ser realizadas durante o Campo. No Campo, os alunos conseguiram observar formações rochosas, nascentes, rios e afluentes, a flora e a fauna do local. No Pós-Campo, foram discutidas questões que surgiram durante o campo, devolutivas das pesquisas realizadas pelos alunos sobre a história, a fauna e a flora, a extensão do local, e, a construção dos diferentes tipos de gráficos que continham informações dos dados pesquisados. No ano de 2021, com os mesmos alunos, realizamos a extensão da pesquisa com tema “Queimadas na Estação Ecológica de Jataí”, no ambiente escolar, e, no campo plantio de árvores nativas em áreas devastadas pelos incêndios. Com o presente trabalho comprovamos que a proposta didática realizada para abordar conceitos das Ciências Naturais e da Matemática, estabeleceu importantes relações entre o passado e o presente do local, relações com as transformações da Terra e a importância de preservar o meio ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD1_ID405_TB519_06062022190942.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 13:11:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESSANDRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA"
    "autor_email" => "alessandrar3110@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

Neste trabalho, analisou-se por meio de uma proposta didática a importância de aulas teóricas, práticas e de campo no processo de ensino e aprendizagem entre o contexto da história, do ensino de ciência da natureza e da matemática. As aulas de campo ocorreram na Estação Ecológica de Jataí – Luís Antônio/SP, nos anos de 2019 e 2021, com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública. O objetivo foi envolver os alunos de forma coletiva, propor contextos que aprofundassem o Ensino da História do local, o ciclo das rochas, o Ensino do Tratamento da Informação, Grandezas e medidas, tempo e comprimento, por meio de uma concepção interdisciplinar. No ano de 2019, realizamos no ambiente Escolar, abordagens de conceitos teóricos e científicos e aulas prática (análise de elementos químicos nas rochas). No Pré-Campo, foi apresentado o roteiro de campo, composto por fotos aéreas (Google Earth), que identificavam o percurso e instruções que deveriam ser realizadas durante o Campo. No Campo, os alunos conseguiram observar formações rochosas, nascentes, rios e afluentes, a flora e a fauna do local. No Pós-Campo, foram discutidas questões que surgiram durante o campo, devolutivas das pesquisas realizadas pelos alunos sobre a história, a fauna e a flora, a extensão do local, e, a construção dos diferentes tipos de gráficos que continham informações dos dados pesquisados. No ano de 2021, com os mesmos alunos, realizamos a extensão da pesquisa com tema “Queimadas na Estação Ecológica de Jataí”, no ambiente escolar, e, no campo plantio de árvores nativas em áreas devastadas pelos incêndios. Com o presente trabalho comprovamos que a proposta didática realizada para abordar conceitos das Ciências Naturais e da Matemática, estabeleceu importantes relações entre o passado e o presente do local, relações com as transformações da Terra e a importância de preservar o meio ambiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.