SATISFAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PRESTADORES DE SERVIÇOS A PESSOAS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL SEGUNDO ATRIBUTOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE: FAMÍLIA E COMUNIDADE ANTES E DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
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Uma forma de avaliar a importância das ações de controle da hipertensão arterial é a satisfação dos profissionais, pautada em suas experiências no serviço. O objetivo do estudo consistiu em avaliar o desempenho do serviço voltado para a pessoa com hipertensão arterial com base nas dimensões da Atenção Primária a Saúde “Enfoque na Família” e “Orientação para a Comunidade” na perspectiva dos profissionais da saúde antes e durante a pandemia da Covid-19 no município de João Pessoa/PB. Tratou-se de um estudo de base populacional onde foram confrontados dados dos profissionais (médico, enfermeiro e agente comunitário de saúde) nos anos de 2010 e 2021. O instrumento utilizado foi baseado no Primary Care Assessment Tool adaptado e validado para utilização no contexto da hipertensão arterial com respostas mensuradas na escala tipo Likert. Foram utilizados os testes de Mann Whitney e Kruskal-Wallis para comparar as respostas entre os distritos sanitários. Os níveis de satisfação dos profissionais foram classificados como regulares (3-4) ou satisfatórios (>4) para os dois anos estudados. Observou-se uma redução na magnitude do escore em relação ao tempo para todas as categorias profissionais e foram encontras diferenças significativas na comparação da satisfação entre as categorias profissionais no ano de 2021 e entre o grupo de profissionais entre os anos. Observou-se uma maior insatisfação no desempenho do serviço para com os hipertensos através da atenção para as famílias e as comunidades com o passar do tempo, com uma clara influência da pandemia da Covid-19. Esses resultados podem servir como elementos de avaliação no planejamento da melhoria da atenção aos hipertensos nos serviços de atenção primária à saúde do município." 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