Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

NEUROCIÊNCIA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: O QUE PENSAM OS PROFESSORES MONITORES DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 86992
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 112
    "inscrito_id" => 518
    "titulo" => "NEUROCIÊNCIA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: O QUE PENSAM OS PROFESSORES MONITORES DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Apesar de ser considerada como um campo do conhecimento científico relativamente recente, a neurociência, a princípio, se enquadra na perspectiva do curso de medicina, tendo como objeto de estudo o Sistema Nervoso Central (SNC), todavia carece de um diálogo com outras áreas do conhecimento, como a biologia, a química, a psicologia, entre outras. Este estudo analisa como os professores monitores participantes do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Diniz percebem a relação entre a neurociência e a educação, no que se refere as dificuldades de aprendizagem durante os processos de ensino das ciências entre os estudantes participantes do Clube. Caracterizamos a pesquisa como de abordagem qualitativa e quantitativa, na qual oito professores monitores com maior tempo de atuação no Clube, responderam a um questionário acerca da importância da neurociência na formação de professores e de que forma essa discussão contribuiu para o planejamento e execução de aulas mais dinâmicas e que levem em consideração os pressupostos teóricos que envolvem a neurociência. As respostas foram categorizadas de acordo com os pressupostos epistemológicos da análise de conteúdo, destacando-se três categorias de análise. Os resultados apontam que, embora os professores monitores compreendam a importância da temática, os mesmos não se sentem seguros para uma abordagem mais efetiva acerca do tema, pois não tiveram qualquer tipo de discussão no decorrer de sua formação inicial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID518_TB112_09072022233015.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARYELMA CORDEIRO FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "MARYELMA"
    "autor_email" => "maryelma.freitas@castanha"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 86992
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 112
    "inscrito_id" => 518
    "titulo" => "NEUROCIÊNCIA E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: O QUE PENSAM OS PROFESSORES MONITORES DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Apesar de ser considerada como um campo do conhecimento científico relativamente recente, a neurociência, a princípio, se enquadra na perspectiva do curso de medicina, tendo como objeto de estudo o Sistema Nervoso Central (SNC), todavia carece de um diálogo com outras áreas do conhecimento, como a biologia, a química, a psicologia, entre outras. Este estudo analisa como os professores monitores participantes do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Diniz percebem a relação entre a neurociência e a educação, no que se refere as dificuldades de aprendizagem durante os processos de ensino das ciências entre os estudantes participantes do Clube. Caracterizamos a pesquisa como de abordagem qualitativa e quantitativa, na qual oito professores monitores com maior tempo de atuação no Clube, responderam a um questionário acerca da importância da neurociência na formação de professores e de que forma essa discussão contribuiu para o planejamento e execução de aulas mais dinâmicas e que levem em consideração os pressupostos teóricos que envolvem a neurociência. As respostas foram categorizadas de acordo com os pressupostos epistemológicos da análise de conteúdo, destacando-se três categorias de análise. Os resultados apontam que, embora os professores monitores compreendam a importância da temática, os mesmos não se sentem seguros para uma abordagem mais efetiva acerca do tema, pois não tiveram qualquer tipo de discussão no decorrer de sua formação inicial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID518_TB112_09072022233015.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARYELMA CORDEIRO FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "MARYELMA"
    "autor_email" => "maryelma.freitas@castanha"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

Apesar de ser considerada como um campo do conhecimento científico relativamente recente, a neurociência, a princípio, se enquadra na perspectiva do curso de medicina, tendo como objeto de estudo o Sistema Nervoso Central (SNC), todavia carece de um diálogo com outras áreas do conhecimento, como a biologia, a química, a psicologia, entre outras. Este estudo analisa como os professores monitores participantes do Clube de Ciências Prof. Dr. Cristovam Diniz percebem a relação entre a neurociência e a educação, no que se refere as dificuldades de aprendizagem durante os processos de ensino das ciências entre os estudantes participantes do Clube. Caracterizamos a pesquisa como de abordagem qualitativa e quantitativa, na qual oito professores monitores com maior tempo de atuação no Clube, responderam a um questionário acerca da importância da neurociência na formação de professores e de que forma essa discussão contribuiu para o planejamento e execução de aulas mais dinâmicas e que levem em consideração os pressupostos teóricos que envolvem a neurociência. As respostas foram categorizadas de acordo com os pressupostos epistemológicos da análise de conteúdo, destacando-se três categorias de análise. Os resultados apontam que, embora os professores monitores compreendam a importância da temática, os mesmos não se sentem seguros para uma abordagem mais efetiva acerca do tema, pois não tiveram qualquer tipo de discussão no decorrer de sua formação inicial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.