Essa pesquisa teve como objetivo compreender quais as concepções acerca da desinformação. Especificamente objetivou identificar o que uma aula de ensino das ciências com enfoque CTS pode proporcionar e o que a alfabetização científica tecnológica proporcionaria diante das Fake News (notícias falsas) na busca de responder indagações a respeito da desinformação. O estudo foi realizado no município Araruna-PB através de uma pesquisa de campo de forma remota com o auxílio do google meet, a partir de entrevista semiestruturada onde participaram uma amostra de 7 estudantes de graduação do curso de licenciatura em Física da UEPB Campus VIII, que integram a turma de alunos participantes do Programa de Residência Pedagógica da UEPB 2020. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes apresentaram suas concepções sobre desinformação relacionando tanto à pós-verdade (mesmo que sem perceberem) quanto ao contexto infodêmico. no entanto, quando perguntado o que uma aula de ensino das ciências com enfoque CTS pode proporcionar, os estudantes enfatizam principalmente a superação de mitos relacionados à ciência e sobre ciências. Contudo a alfabetização científica-tecnológica proporcionaria aos professores de ciências um papel mais adequado no processo de formação crítica e do estímulo da autonomia dos alunos perante aos desafios da desinformação nos dias atuais.