A Geometria está sempre presente no nosso cotidiano, mas ao discutir isso com os alunos percebe-se que eles não relacionam o que é visto em sala de aula com o conhecimento de diversas atividades aplicadas no seu dia a dia. A Geometria tem uma vasta aplicação no cotidiano, na matemática e nas diferentes ciências. Sendo assim, este trabalho buscou responder ao seguinte questionamento: A metodologia trabalhada pelos professores de matemática envolvendo atividades do cotidiano dos alunos, promove uma aprendizagem significativa? Acreditamos que as respostas serão importantes para fazer com que os docentes reflitam sobre as diversas formas de ensinar a Geometria e a utilização das metodologias presentes no cotidiano dos alunos. O objetivo deste trabalho consiste em compreender as metodologias utilizadas pelos professores das escolas municipais e estadual do município de Vieirópolis, cidade localizada no sertão paraibano, no ensino da Geometria e suas aplicações, verificando a existência de práticas cotidianas e quais os recursos utilizados pelo professor. A realização deste trabalho proporcionou conhecer as metodologias aplicadas pelos professores de matemática, como também as abordagens envolvendo o conteúdo de Geometria com o cotidiano dos alunos e se esses recursos utilizados promoveu uma aprendizagem significativa.