Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E A GEOMETRIA NO COTIDIANO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87266
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 196
    "inscrito_id" => 694
    "titulo" => "A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E A GEOMETRIA NO COTIDIANO"
    "resumo" => "A Geometria está sempre presente no nosso cotidiano, mas ao discutir isso com os alunos percebe-se que eles não relacionam o que é visto em sala de aula com o conhecimento de diversas atividades aplicadas no seu dia a dia. A Geometria tem uma vasta aplicação no cotidiano, na matemática e nas diferentes ciências. Sendo assim, este trabalho buscou responder ao seguinte questionamento: A metodologia trabalhada pelos professores de matemática envolvendo atividades do cotidiano dos alunos, promove uma aprendizagem significativa? Acreditamos que as respostas serão importantes para fazer com que os docentes reflitam sobre as diversas formas de ensinar a Geometria e a utilização das metodologias presentes no cotidiano dos alunos. O objetivo deste trabalho consiste em compreender as metodologias utilizadas pelos professores das escolas municipais e estadual do município de Vieirópolis, cidade localizada no sertão paraibano, no ensino da Geometria e suas aplicações, verificando a existência de práticas cotidianas e quais os recursos utilizados pelo professor. A realização deste trabalho proporcionou conhecer as metodologias aplicadas pelos professores de matemática, como também as abordagens envolvendo o conteúdo de Geometria com o cotidiano dos alunos e se esses recursos utilizados promoveu uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD4_ID694_TB196_04052022212921.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 13:11:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA RENATA ALVES DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "Renata Andrade"
    "autor_email" => "maria.renata@academico.if"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87266
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 196
    "inscrito_id" => 694
    "titulo" => "A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E A GEOMETRIA NO COTIDIANO"
    "resumo" => "A Geometria está sempre presente no nosso cotidiano, mas ao discutir isso com os alunos percebe-se que eles não relacionam o que é visto em sala de aula com o conhecimento de diversas atividades aplicadas no seu dia a dia. A Geometria tem uma vasta aplicação no cotidiano, na matemática e nas diferentes ciências. Sendo assim, este trabalho buscou responder ao seguinte questionamento: A metodologia trabalhada pelos professores de matemática envolvendo atividades do cotidiano dos alunos, promove uma aprendizagem significativa? Acreditamos que as respostas serão importantes para fazer com que os docentes reflitam sobre as diversas formas de ensinar a Geometria e a utilização das metodologias presentes no cotidiano dos alunos. O objetivo deste trabalho consiste em compreender as metodologias utilizadas pelos professores das escolas municipais e estadual do município de Vieirópolis, cidade localizada no sertão paraibano, no ensino da Geometria e suas aplicações, verificando a existência de práticas cotidianas e quais os recursos utilizados pelo professor. A realização deste trabalho proporcionou conhecer as metodologias aplicadas pelos professores de matemática, como também as abordagens envolvendo o conteúdo de Geometria com o cotidiano dos alunos e se esses recursos utilizados promoveu uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD4_ID694_TB196_04052022212921.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 13:11:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA RENATA ALVES DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "Renata Andrade"
    "autor_email" => "maria.renata@academico.if"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

A Geometria está sempre presente no nosso cotidiano, mas ao discutir isso com os alunos percebe-se que eles não relacionam o que é visto em sala de aula com o conhecimento de diversas atividades aplicadas no seu dia a dia. A Geometria tem uma vasta aplicação no cotidiano, na matemática e nas diferentes ciências. Sendo assim, este trabalho buscou responder ao seguinte questionamento: A metodologia trabalhada pelos professores de matemática envolvendo atividades do cotidiano dos alunos, promove uma aprendizagem significativa? Acreditamos que as respostas serão importantes para fazer com que os docentes reflitam sobre as diversas formas de ensinar a Geometria e a utilização das metodologias presentes no cotidiano dos alunos. O objetivo deste trabalho consiste em compreender as metodologias utilizadas pelos professores das escolas municipais e estadual do município de Vieirópolis, cidade localizada no sertão paraibano, no ensino da Geometria e suas aplicações, verificando a existência de práticas cotidianas e quais os recursos utilizados pelo professor. A realização deste trabalho proporcionou conhecer as metodologias aplicadas pelos professores de matemática, como também as abordagens envolvendo o conteúdo de Geometria com o cotidiano dos alunos e se esses recursos utilizados promoveu uma aprendizagem significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.