Podemos definir recursos didáticos como sendo todas as ferramentas utilizadas para facilitar ou incentivar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a busca por recursos alternativos que auxiliem a compreensão do conteúdo é de suma importância, por possibilitar ressignificar conceitos teóricos, comuns no ensino de Biologia. Objetivou-se no presente trabalho avaliar a utilização do Caderno de Desenho como recurso didático facilitador na compreensão do conteúdo das aulas de Biologia. Foi realizada uma pesquisa quantitativa-qualitativa, através da aplicação de testes e questionários com 73 alunos do Curso de Bacharelado em Agroindústria da Universidade Federal da Paraíba, durante os períodos remotos de 2020.1 e 2020.2. Inicialmente os alunos foram apresentados ao conteúdo teórico sobre Citologia, por meio da apresentação de esquemas e ilustrações em Power Point, durante as aulas remotas pelo Google Meet®. Posteriormente, foi aplicado um pré-teste aos alunos, averiguando quantitativamente o índice de acertos em questões objetivas referentes ao assunto. Na sequência propôs-se aos alunos a adoção de um Caderno de Desenhos, no qual os alunos deveriam fazer ilustrações e desenhos esquemáticos de cada uma das estruturas estudadas no assunto e realizar posteriormente o envio das imagens ao professor como parte dos requisitos avaliativos da disciplina. Próximo ao encerramento do semestre, foi aplicado um pós-teste abordando novamente o assunto de Citologia. O desempenho dos alunos foi comparado nas duas avaliações. Paralelamente, foi aplicado um questionário aos alunos abordando suas impressões e expectativas quanto ao uso do Caderno de Desenhos na compreensão do conteúdo da disciplina. Quanto ao desempenho dos alunos, houve um aumento médio de 28,3% no desempenho dos alunos no pós-teste. No que se refere à percepção dos alunos quanto ao uso do caderno, 45,9% classificaram positivamente o uso do recurso, sendo que 12% não viu relação entre o uso do recurso no seu desempenho no pós-teste.