Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

UMA DISCUSSÃO SOBRE O CUIDADO COM O CORPO E A PREVENÇÃO AO ABUSO INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 02 - Pesquisa em Educação
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87096
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 771
    "inscrito_id" => 1095
    "titulo" => "UMA DISCUSSÃO SOBRE O CUIDADO COM O CORPO E A PREVENÇÃO AO ABUSO INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS"
    "resumo" => "A sequência didática proposta no presente trabalho, tem como objetivo discutir a prevenção ao abuso infantil, a partir das temáticas sobre respeito a diversidade, diferenças, e o conhecimento do corpo humano, expericiando-a nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Levando em consideração o texto “Os três Momentos Pedagógicos como possibilidade para Inovação Didática” é possível entender a importância do assunto, a ser trabalhado com as crianças, entendendo a urgência do mesmo e os inúmeros pedidos de socorro de forma abstrata e silenciosa que muitos professores recebem e não notam. Os objetos de conhecimento, o Corpo humano e Respeito à diversidade, presente na BNCC na unidade temática de Ciências (1°ano), mais precisamente as habilidades (EF01CI02) e (EF01CI04) foram as fundamentações teóricas para desenvolvimento dessa estratégia pedagógica. Esse trabalho tem como resultados esperados a conscientização dos professores do ensino fundamental sobre a temática do abuso infantil e munir as crianças para que elas se protejam. Com isso, os estudos se tornam amplos, necessários para aprendizado das crianças, e devem ser apresentados pelos professores, para que assim as crianças se apropriem a respeito desse conteúdo, de tal forma que consigam identificar quais áreas podem ser tocadas em seu pequeno corpo. Além disso, se sintam protegidas, confortáveis para perceberem que são diferentes umas das outras e compreenderem que não está tudo bem quando qualquer pessoa tenta invadir o seu limite de privacidade. Infelizmente, cada vez mais crianças estão sendo invadidas e consequentemente abusadas, por consequência da exposição presente nas músicas contemporâneas, das mídias digitais e/ou pela desinformação de quais áreas em seu corpo podem ser tocadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1095_TB771_22082022235823.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA KELLY SOUSA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "sousaama1910@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87096
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 771
    "inscrito_id" => 1095
    "titulo" => "UMA DISCUSSÃO SOBRE O CUIDADO COM O CORPO E A PREVENÇÃO AO ABUSO INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS"
    "resumo" => "A sequência didática proposta no presente trabalho, tem como objetivo discutir a prevenção ao abuso infantil, a partir das temáticas sobre respeito a diversidade, diferenças, e o conhecimento do corpo humano, expericiando-a nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Levando em consideração o texto “Os três Momentos Pedagógicos como possibilidade para Inovação Didática” é possível entender a importância do assunto, a ser trabalhado com as crianças, entendendo a urgência do mesmo e os inúmeros pedidos de socorro de forma abstrata e silenciosa que muitos professores recebem e não notam. Os objetos de conhecimento, o Corpo humano e Respeito à diversidade, presente na BNCC na unidade temática de Ciências (1°ano), mais precisamente as habilidades (EF01CI02) e (EF01CI04) foram as fundamentações teóricas para desenvolvimento dessa estratégia pedagógica. Esse trabalho tem como resultados esperados a conscientização dos professores do ensino fundamental sobre a temática do abuso infantil e munir as crianças para que elas se protejam. Com isso, os estudos se tornam amplos, necessários para aprendizado das crianças, e devem ser apresentados pelos professores, para que assim as crianças se apropriem a respeito desse conteúdo, de tal forma que consigam identificar quais áreas podem ser tocadas em seu pequeno corpo. Além disso, se sintam protegidas, confortáveis para perceberem que são diferentes umas das outras e compreenderem que não está tudo bem quando qualquer pessoa tenta invadir o seu limite de privacidade. Infelizmente, cada vez mais crianças estão sendo invadidas e consequentemente abusadas, por consequência da exposição presente nas músicas contemporâneas, das mídias digitais e/ou pela desinformação de quais áreas em seu corpo podem ser tocadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1095_TB771_22082022235823.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA KELLY SOUSA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "sousaama1910@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

A sequência didática proposta no presente trabalho, tem como objetivo discutir a prevenção ao abuso infantil, a partir das temáticas sobre respeito a diversidade, diferenças, e o conhecimento do corpo humano, expericiando-a nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Levando em consideração o texto “Os três Momentos Pedagógicos como possibilidade para Inovação Didática” é possível entender a importância do assunto, a ser trabalhado com as crianças, entendendo a urgência do mesmo e os inúmeros pedidos de socorro de forma abstrata e silenciosa que muitos professores recebem e não notam. Os objetos de conhecimento, o Corpo humano e Respeito à diversidade, presente na BNCC na unidade temática de Ciências (1°ano), mais precisamente as habilidades (EF01CI02) e (EF01CI04) foram as fundamentações teóricas para desenvolvimento dessa estratégia pedagógica. Esse trabalho tem como resultados esperados a conscientização dos professores do ensino fundamental sobre a temática do abuso infantil e munir as crianças para que elas se protejam. Com isso, os estudos se tornam amplos, necessários para aprendizado das crianças, e devem ser apresentados pelos professores, para que assim as crianças se apropriem a respeito desse conteúdo, de tal forma que consigam identificar quais áreas podem ser tocadas em seu pequeno corpo. Além disso, se sintam protegidas, confortáveis para perceberem que são diferentes umas das outras e compreenderem que não está tudo bem quando qualquer pessoa tenta invadir o seu limite de privacidade. Infelizmente, cada vez mais crianças estão sendo invadidas e consequentemente abusadas, por consequência da exposição presente nas músicas contemporâneas, das mídias digitais e/ou pela desinformação de quais áreas em seu corpo podem ser tocadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.