Diante do volume de trabalhos gerados pelas pesquisas de pós-graduação a cada ano, envolvendo os diversos temas na área de Ensino de Ciências (EC) e, mais especificamente o tema Ecologia, faz-se necessária a sistematização desta produção, para reflexão acerca do processo de construção de conhecimento, as contribuições na prática e formação dos professores e os impactos na realidade escolar. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo sistematizar e analisar a produção acadêmica dos mestrados profissionais em EC (2010-2019) que tiveram como foco temático o ensino de Ecologia. Como metodologia foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir do levantamento, sistematização e categorização dos trabalhos publicados entre 2010 e 2019, nos endereços eletrônicos de 36 cursos de Mestrado Profissional na área de EC. Como resultados, identificou-se 1.017 trabalhos na área de EC, dos quais 58 eram sobre a temática de Ecologia. Verificou-se que as metodologias de ensino mais expressivas foram a Sequência Didática (38,1%), seguida dos Jogos Didáticos (8,7%) e as TDIC (6,9%), como estratégias para o ensino de ecologia em espaços formais e não formais de educação. Constatou-se que os conteúdos mais abordados foram sobre Impactos Ambientais e Conceitos ecológicos. Identificou-se 28 trabalhos com abordagem interdisciplinar, sugerindo a potencialidade do tema ecologia em envolver outras áreas do saber. Identificou-se que 41,4% dos trabalhos se concentram no Ensino Fundamental e 29,4% no Ensino Médio. Consideramos que a Ecologia é uma temática estruturante para o ensino de ciências e biologia e de grande relevância no que tange a educação ambiental e a divulgação científica, merecendo amplo espaço para discussão, reflexão e aprimoramento de estratégias inovadoras de ensino. Esta pesquisa pretende contribuir neste sentido, por meio da disseminação, apropriação, problematização e aplicação por parte dos professores, através da incorporação em suas práticas pedagógicas das pesquisas educacionais no âmbito do ensino de ciências.